Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

14 de Fevereiro, Dia Internacional da Amizade (??!!)





Amizade (verdadeira) não tem dia. 
Comemorar dia da amizade é tão hipócrita quanto seria comemorar dia do caráter, da  sinceridade, da honestidade... Mas, é mais fácil, muito mais fácil, "comemorar" determinados valores que praticá-los. E tais valores são mesmo tão raros quanto amigos verdadeiros. Instituir, ou inventar, um dia para  determinadas coisas serve unicamente para que, ao menos por um dia, ou por uma postagem em uma rede social, tais coisas sejam lembradas. 
A propósito, o poema "Bons Amigos" não é de Machado de Assis.

22 comentários:

  1. É,Ligéia... comemorar é fácil, praticar é que são elas!!!!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jan, exato. Esses dias disso e daquilo... Às vezes me irrito com isso...

      beijos, Jan.

      Excluir
  2. Verdade sim, não vejo um dia para que você possa dizer feliz dia, eu te amo ou qualquer coisa do tipo. Aprendi que ser honesto não é uma qualidade e sim uma obrigação e na amizade penso que seja o mesmo pensamento.
    o poema "Bons Amigos" Não seria de Isabel Machado? Acho que li em algum lugar.
    Maravilhoso post, disse tudo Ligéia.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verinha, eu não sei de quem é esse poema, mas rola na internet o tempo todo, e as pessoas acreditam que é de Machado, nem é a linguagem dele, basta ler as coisas dele e ler esse poema pra ver q não é dele. Mas, enfim... O propósito do post foi falar da minha indignação do dia,rs, aliás, bem que podia ter o dia da indignação também, assim a gente reclama de td num dia só, ao invés de reclamar o tempo todo. Por outro lado, tem coisa demais pra gente reclamar, e um dia só não vai dar pra nada, rs.

      beijo, Verinha.

      Excluir
    2. OI Ligéia, é da Isabel Machado sim fiz uma pesquisa completa e vi neste blog, não saberia dizer se é mesmo dela o blog: http://isabelmachado10.blogspot.com.br/2012/09/poema-benditos-e-meu.html.

      Excluir
    3. Visitei o blog da Isabel Machado, ela é uma poeta e tanto, gostei muito dos poemas dela. Essa poeta (ou poetisa, como prefere a maioria) desconhecida, ao menos pra mim... escreveu um poema tão lindo sobre amizade que rola há anos na internet como sendo de Machado de Assis! Pasmei! Tem cabimento?? E até trocarm o título! Te gradeço por ter me mostrado o verdadeiro autor desse poema tão conhecido! Ironia da vida virtual, né?

      um beijo, Verinha.

      Excluir
  3. É verdade, às vezes vou até o Facebook e as mensagens em sua maioria é falando em amizades falsas. É como se acarapuça fosse o chapéu de todos. rsrsrs observe. São todos bonzinhos, por um momento eu até falei outro dia, cheguei a me senti o tubarão do aquário. Sou a unica que mente, que faz besteira, . . . e pensar que a maioria daquelas pessoas são "meu amigos". É como se eles pisassem em ovos o tempo todo, com medo de dizer uma bobagem. Acha que eu devo está errada. As coisas devem ser diferentes e não estou conseguindo enxergar.
    Beijos! ( acho que falei muito e muito ruim.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O facebook, além de ser um lugar de gente feliz, mais que no Pão de Açúcar, é um lugar de muita "amizade". Como tem amigos lá, gente!

      E vc não falou demais, aliás eu gosto de quem "fala demais", não gosto é de duas ou três palavras só pra bater ponto ou para retribuir um comentário que fiz. Pode falar o qto quiser, por favor, rs. E vc faz comentários muito a ver.

      Um beijo, e obrigada por "falar demais"... é assim mesmo que eu gosto,rs.

      Excluir
  4. Li... Que saudades eu estava de vc. Não sei qual o motivo das suas atualizações não estarem aparecendo. Vou brigar com o BROGUE! hihihi

    Ah eu fico tão feliz por seus comentários, sempre sensatos e sempre levantando meu astral. Você acredita que esse meu humor é passado como negro? Mas eu sou assim... Só de vez em sempre eu choro, na maioria das vezes eu procuro tirar sarro de euzinha.

    Qto à seu post. Concordo plenamente. Eu ando tão de saco cheio dessa hipocrisia que eu acabei com meus perfis em redes sociais. Vejo as pessoas que eu considerava amigas falando de uns valores que eu sei que nunca tiveram. Serão todos uns personagens?

    Bêjo flor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati Cris... bom saber que vc sentiu minha falta, rs. Olha o que eu digo no seu blog é sincero, aliás, é sempre sincero, não tenho porque nao ser. As pessoas daqui são daquelas que permitem discordar e falar o que se sente, então eu falo, pq, se não posso falar, nem sigo o blog, sacomé?

      É como eu disse pra Janice, O fb é um lugar de gente feliz e poderosa. Estranho esse lugar, né? Como tem deuses...(e "deusas" mais ainda...) O próprio Olimpo!

      Acho que O Fb é um teatro sim, e todos os personagens são heróis e heroínas, como no BBB.... Aliás, ando comparando muito o BBB com o FB ultimamente...

      beijo Cris. E obrigada pelo que me disse em off. Vc é uma das únicas a pensar como eu, pelo jeito . ;)

      Excluir
  5. Até então, tento entender porque há dia de comemoração para cada coisa! É muita hipocrisia . De verdade.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, todo dia é dia de tudo, ainda vou fazer uma lista dos dias disso e daquilo e postar aqui, tem cada coisa q a gente nem imaginava que pudesse... rsrs...


      To fazendo um "turismo" por aqui... rs, mas to voltando. Logo to lá no seu blog, já li coisas lá que achei muito muito legal e me deu comixão de comentar. Não vejo a hora de voltar de vez.

      beijo!

      Excluir
    2. Gata. Te espero lá.

      Sinto falta dos seus posts frequentes. Senti uma afinidade intrínseca contigo.

      Beijos

      Excluir
    3. Turismóloga, fiquei contente agora, lendo esse seu comentário, estou voltando já, aos poucos. Pode esperar que eu vou lá, e volto regularmente pra cá também. :)

      Um beijo!

      Excluir
  6. Olá, Ligeia. Recebi o selo Programa de incentivo à leitura e o concedo a você. Vá lá no Gilberto Cinema e confira. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gilberto. Leitura é comgo mesmo, e qualquer campanha de incentivo à leitura, to dentro. rs. Irei lá, sim! Muito obrigada.

      Um abração.

      Excluir
  7. Olá amiga querida.
    Peço desculpas pela ausência, porem estava com visitas e não quando tive um minutinho para vir aqui, minha net resolveu ficar péssima, Um transtorno ainda bem que tudo voltou ao normal.
    Voltando ao comentário ai de cima,kkk, pois sempre tem alguma coisa a mais para dizer, realmente deveria existir um dia para reclamar de coisas absurdas que a gente vê por ai. Mas enfim vamos reclamando uma coisa de cada vez, eu iria reclamar sobre a frase "eu te amo" será que todo mundo sabe o que realmente significa? tá tão fácil de dizer, penso que já esta gasta,kkkkkkkk.
    Deixando meu carinho. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verinha, sempre tem uma coisa a mais pra dizer, com certeza... Eu sempre tenho... rs.
      Desculpar pela ausência? E eu? que quase não estou vindo aqui, mas logo eu voltarei, estou sentindo falta de escrever. Estou ajustando umas coisas aqui na minha casa (e na minha vida) logo terei pronto o meu "canto de escrever". Não vejo a hora... ;).
      "Vamos reclamando de umacoisa de cada vez..." kkkk Adorei isso! è isso mesmo.

      Adoro qdo vc vem e adoro seus comentários, são tão leves e divertidos, e todos verdadeiros. :)

      Obrigada Verinha, pelo seu carinho sempre presente!

      um beijo! E até logo mais.




      Excluir
    2. Olá amiga querida.
      Agradeço pelo carinho é bem fácil comentar por aqui, pois é uma delicia ler seus textos. Que bom que logo você escreverá novamente.
      Mas não se preocupe, tudo acontece no tempo certo.
      Deixando meu carinho. Beijinhos.

      Excluir
    3. Oi Verinha. Você sempre presente e sempre muito carinhosa. Eu adoro pessoas carinhiosas, pq tbm sou, rs. Muito obrigada por vir aqui deixar seu carinho, ele é e será sempre muito bem vindo!

      Sim,logo estarei de volta com a assiduidade de antes. Por agora, peço que me desculpe por não comparecer e retribuir como deveria.

      um beijo, de coração!

      Excluir
  8. Ligéia, interessante a sua postagem e eu concordo plenamente com você, todavia com o passar do tempo, tenho aprendido que essas datas comemorativas são inventadas pelos empresários do comércio. Essas comemorações servem para aumentar o consumismo e para o pessoal faturar uma graninha em cima da gente.
    Até o modo da gente dizer "amizade verdadeira" eu acho incorreto. Amizade é ou não é. Ninguém é obrigado a ser amigo ou inimigo de ninguém. A medida que desenvolvemos, sentimos a necessidade de andarmos juntos pela vida. Percebemos que sozinhos não conseguimos nada e passamos a entender o amai-vos uns aos outros. Aos poucos vamos ficando menos exigentes para com nossos irmãos porque passamos a analisar nossas falhas também e ai notamos que nossas trocas de conhecimento servem para um bom relacionar-se e havendo afinidade, nascerá a amizade, não é?
    Nossa, escrevi um discurso e nem sei se fui muito claro, mas a intenção foi boa.
    Passei por aqui e vi o comentário das amigas Cristina (PatCris) e Verinha e dei uma olhada no blog. Gostei muito de tudo por aqui.
    Beijos
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Manoel. Muitíssimo obrigada pela sua visita. Sobre o seu comentário, tudo muito sério e real o que vc disse, e, sim, "amizade verdadeira" é quase um pleonasmo,assim como "Amor verdadeiro". A gente diz isso se referindo à amizade de quem finge ser amigo, e de quem finge amar, não é?
      Que bom que vc gostou das minhas divagações, fico lisonjeada. Então, por favor,volte.
      Um abração.

      Excluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...