Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

domingo, 9 de setembro de 2012

Muito Estranha


"... porque ninguém vai dormir nossos sonhos..."




Gente sonhadora é estranha, 
eu sou sonhadora, logo...

Esse meu silogismo já diz (quase) tudo.
Falo de sonhos... Aqueles sonhos impossíveis, que um dia, por puro capricho, resolvem se realizar. Falo daqueles sonhos que imaginamos possíveis, mas que nunca, nunca se realizam... Como os sonhos de felicidade. Como sonhos de amores infinitos, ou proibidos...
Sonhos que a gente lamenta, por serem apenas sonhos.

E nos meus sonhos, sonho com quem me faça sonhar, na sala, na penumbra, no tapete... até tudo se dissolver no último gole de vinho, e silenciar no desligar da música...

Estranho, eu adoro ser estranha.





20 comentários:

  1. Ligéia, eu não entendo muito bem que tipo de expectativa as pessoas possuem quando falam em sonhos de felicidade. Em minha opinião, felicidade é uma questão de estado de espírito. Pessoa pode ter de tudo, mas se faz parte de sua personalidade ser negativa, poderia conquistar todas as coisas do mundo que sempre se sentiria insatisfeita.
    E não me refiro a aquela insatisfação que nos impulsiona a querer melhorar cada vez mais nossas vidas, esta insatisfação é saudável, não nos deixa parar no tempo. Refiro-me a insatisfação de gente mimada mesmo, que conquista muito do que quer (visto que tudo é impossível) e mesmo assim, está sempre de cara feia, mau-humor, despejando seus mimimis por aí em quem nada tem a ver. Estas, por vezes, quando percebem que estão sós, é porque já é tarde demais e conseguiram afastar todos de suas vidas.
    Quanto ao seu sonho de quem a faça sonhar, eu penso que, uma pessoa interessante como você parece ser, não tem a tendência de ficar sozinha por muito tempo. Talvez apenas seja exigente demais.
    Isto não é ser estranha, é ser normal. Eu acho raro pessoa ser forever alone e gostar. Para mim é desculpa, sei lá...
    Claro que precisamos de um tempo forever alone, mas desistirmos de viver uma parte tão foda da vida que é se envolver com alguém, é se sepultar em vida.
    Até mais, parceira sonhadora. E que ninguém vá dormir os seus sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu parceirinho (que é um parceirão!),

      O primeiro parágrafo do seu texto está perfeito. Eu penso assim também, sem tirar nem por. O restante do seu pensamento, é, como sempre, muito maduro, e eu igualmente concordo com tudo. Com esse texto eu quis ressaltar os nossos sonhos, não há quem não sonhe com alguma coisa. O que o ser humano mais procura é a felicidade, e felicidade plena, não existe, sempre tem algo que impede essa plenitude. Também me refiro a amores impossíveis, ou proibidos, não correspondidos, enfim, amor que faz doer, ou sonhar... Os românticos, (como eu... rs) sonham com um amor perfeito, o que é extremamente raro. Enfim, tudo de bom que uma pessoa possa sonhar está dentro do fator Felicidade. Mas sempre faltará algo. É o nosso karma. Eu acredito em karma, e o karma depende de merecimento. Eu posso ter tudo o que uma pessoa necessita para viver bem, não sou rica, também tenho minhas dificuldades, mas não me falta nada, isso deveria me fazer plenamente feliz, mas... falta algo...

      Muito obrigada, de coração mesmo, pelo que me disse, e pelo final.
      Adorei...! Inshalah!... (ou Insh'Alah).

      ;)

      Excluir
  2. Sonhar é muito bom. Também sou estranha...
    Beijo, Nadia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que existem muitos estranhos por aí... rs

      um beijo, Nadia.

      Excluir
  3. Adoro essa música. Conheço mais a 1ª versão, gravada por Dalto (por onde andaria?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gilberto! Também gosto muito! Gosto também da versão original, com o Dalto, mas essa regravação do Nando Reis também ficou bonita, aliás, a música é bonita, e caiu como uma luva no meu post, rs.

      um abração pra você.

      PS. Eu gostava quando você respondia os comentários... rs.

      Excluir
  4. Olá!Boa tarde!
    Ligéia!
    ...bem... eu não acho estranho gente que sonha, nem aquelas que sonham até quando está acordada, desde que consiga fincar os pés no chão quando é preciso correr atrás dos os objetivos... Eu sou um pouquinho assim. Meio grande, meio pequeno. Às vezes sou tudo, às vezes, nada. Odeio sonhar demais. Perder tempo com fantasias. Mas já sou um bom garoto.E também não sou estranho...
    ah...eu também só me lembrava da versão do Dalto! Não gosto muito do Nando Reis!
    Obrigado!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Felisberto, tenho os pés no chão, até porque a realidade fala alto demais pra gente sonhar o tempo inteiro. Falei em estranheza porque muita gente acha que quem diz que sonha com isso e com aquilo, no sentido de almejar alguma coisa, seja ela possível ou não, factível ou não, é estranho, vive no mundo da lua.
    Enfim, ter sonhos é saudável, viver de sonhos é outra coisa. Eu não vivo de sonhos.

    Obrigada. Boa semana também.

    ResponderExcluir
  6. Ligéia querida, me identifiquei de imediato com este belo texto. Apesar de eu ser um tanto pessimista e acreditar que são maus tempos para sonhadores, eu continuo sonhando, sou dos que sonham acordado, daqueles que preferem o sublime da irrealidade em detrimento do descolorido daquilo que se tem como real. Talvez meus sonhos não se realizem, talvez sejam no fim das contas apenas divagações, mas ainda assim prefiro eles ao racionalismo que observo à minha volta... Estranho, mas eu também adoro ser estranho!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/09/in-treatment.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno. Concordo com você, este é um tempo muito ruim para nós... rs . Eu sou pessimista quanto à natureza humana, e também quanto e este país.
      "...eu continuo sonhando, sou dos que sonham acordado, daqueles que preferem o sublime da irrealidade em detrimento do descolorido daquilo que se tem como real.".

      Nossa, também me identifiquei de imediato com esse seu texto.

      Você viu o que a Suzane disse? Não estamos sós nesse universo, rss.

      Muito obrigada, Bruno.
      um abração.

      Excluir
  7. Olá amiga,
    Lindas palavras, sonhar, sonhar e sonhar, não nos custa nada, claro que devemos ir atrás de nossos sonhos e realiza-los por nós mesmos, mas quando este sonho se refere a alguem para amar, dividir uma vida, há a gente sonha com todo coração e desejo.
    Adoro Nando Reis e esta musica ficou perfeita com sua voz.
    Beijinhos e boa semaninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Verinha. Os sonhos realizáveis dependem da gente, e há alguns sonhos que são apenas devaneios mesmo, rs. Se faz bem que mal tem? Né? rs..

      Não conheço muita coisa do Nando Reis (tive um professor que é a cara dele), mas gostei dele cantando essa música.

      Muito obrigada, Verinha.

      Um beijo e ótima semana.

      Excluir
  8. Ola Ligéia,que belo texto o teu.Acho que quem sonha tanto acordada como dormindo,tem uma felicidade extra na sua vida.Com grande prazer posso dizer que sou uma eterna sonhadora.......pois acho que até conheci inúmeros lugares que nunca estive ,voando com olhos e asas de águia e percorrendo planícies,mares montanhas,cidades,tudo com perfeita nitidez e com fantástico colorido.Serei também uma estranha?Meu grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzane, adoro de paixão "ouvir" teu blog. Na verdade, ouvir a tua voz cantando aquelas músicas maravilhosas. Lindo demais.
      Então não estou sozinha, há mais sonhadores aqui do que sonhou minha vã imaginação... Que ótimo! Lindo o que você disse, sobre lugares onde nunca esteve, acontece comigo, e muitas vezes "viajo" no tempo, para o passado, um passado bonito, bom de lembrar.
      Sonhadores são estranhos ao olhos de quem nunca sonha.

      Um beijo, Suzane, E muito obrigada!

      Excluir
  9. Ligéia, parceira, estou apenas avisando que comentei em seu meme dos 7 pecados da leitura. Eu já o tinha lido, contanto, você o postou na época em que estive offline e, como responde aos comentários no próprio blogue, não acho legal sobrecarregar o autor e ficar comentando posts antigos para que respondam, então, eu somente os leio.
    A respeito do post de David Garret que me recomendou... ahahaha, você realmente não faz ideia, eu já li este blogue praticamente todo. Adorei ler seus poemas, contos, opiniões, mas obviamente não ia comentá-los.
    Não sou o tipo de blogueiro que quando gosta realmente de um blogue, se atém somente à última postagem, até porque, por vezes, o autor não está muito inspirado, ou não está legal e solta alguma coisa infeliz (quem nunca?) e não costumo julgar pessoas pelo pouco que leio. Portanto, se já li muito de você e continuo aqui, retorno para ler suas respostas, é porque REALMENTE gosto do seu conteúdo.
    Quanto a "mera coincidência", eu ri alto, ahaha. Realmente, tem semelhanças fortes, devo reconhecer.
    Um abraço parceira e até mais!

    ResponderExcluir
  10. Gostei demais de saber que você leu meus contos... Eles são o meu xodó, hehehe... Infelizmente, ando sem inspiração para escrever contos. Tenho algumas ideias, mas não desenvolvo, sei lá, deve ser porque estou mudando de emprego (hoje foi a minha homologação, to até chateada por deixar esse ex emprego). Bom, enfim.

    Muito bom saber que lê e gosta daqui.

    Sobre a "coincidência", logo que vi sua foto nova me lembrei.
    Você riu, é? Eu também! hahaha...

    Um abraço e inté!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ligéia.
    Seu texto me lembrou a famosa frase de Fernando Pessoa "viver não é preciso, viajar é preciso".
    Sonhando, damos novos rumos à nossa vida e podemos enxergar melhor o caminho que surge à nossa frente.
    E a felicidade deve sim ser um estado de espírito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jacques.

      Ah... Fernando Pessoa sabia tudo das coisas...
      Ele seria estranho? Ele é da espécie Cronópios, rs.
      Não defendo o mundo de sonhos, porque temos a realidade pra viver, mas os momentos de sonhos, que nos tiram um pouco o amargo da realidade.
      Acredito, sim, que felicidade é um estado de espírito, há dias em que o espírito está feliz, tem motivos para estar feliz, há dias em que o astral vai lá pra baixo... É raro quem nunca vive esses dias. rs

      Abraço também.

      Excluir
  12. Ligéia na universidade meus amigos me chamavam de esquisitinha, foi talvez o único apelido que gostei na vida, até porque eles se denominavam "Esquisitos" então era altamente elogioso!!! Eu acho que ser normal deve ser muito chato, então sigo sendo esquisitinha e quando vejo que alguém como você que admiro se considera estranha, ai solto fogos de artificio, porque significa que temos alguma coisa em comum e isso é bom néh, eu gosto de ter coisas em comum com pessoas que admiro e respeito!
    ___

    P.S: Lembra que vc me indicou o filme "O clube de leitura de Jane Austen"? Eu vi e gostei, achei lindinho, fiquei com muita vontade de ler Emma que é o único Austen que ainda não li, juntar as amigas e fazer o mesmo rsrsrs...

    Cheros e obrigada pela indicação, já tinha ouvido falar desse filme, mas foi seu comentário que me fez correr atrás para ver!

    ResponderExcluir
  13. Maravilha saber que você é também uma "estranha", ou esquisita, rs. Para os demais a gente é esquisito mesmo, porque estranho é só "aquele que não faz parte", já "esquisito" tem outra conotação, é mais preconceituoso, eu acho, indica o que é incompreensível para a maioria, e é muito mais fácil taxar de "esquisito" do que ao menos tentar compreender. As pessoas gostam de facilidades, e de rotular, dar nomes à tudo, e muitas vezes sem critério.
    Que bom que gostou do filme, eu, particularmente, achei mesmo que você ia gostar, rs. Eu só coloco em dúvida se um homem, ainda mais deste século, iria se envolver com um romance como esse. Sinceramente, não acredito nisso, rs. Homem nenhum tem tanta sensibilidade. Quer ver? Quantos homens você conhece que leram qualquer um dos apenas seis livros de Jane Austen? Eu não conheço nenhum, nem meus colegas da faculdade de Letras, e olha que a gente estudou muito a literatura do século dezenove.

    Pandora, eu que te agradeço pelo que disse, sobre me admirar, pois saiba que eu também te admiro bastante, uma moça tao jovem e com tanta sabedoria, cultura, maturidade e inteligência. E isso não é rasgação de seda, porque eu não rasgo seda, nunca digo nada a respeito de alguém sem que essa pessoa me dê um motivo real, nunca.

    Obrigada.
    E vou lá para a BC , que estou mega atrasada!

    ResponderExcluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...