Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

sábado, 13 de julho de 2013

Protestando - Não é só por R$21,00.




As nove, NOVE, salas de cinema da rede Cinemark de São Paulo da minha região só estão exibindo cópias dubladas do filme O Cavaleiro Solitário. Os outros cinemas da rede, que exibem cópias legendadas, estão localizados em bairros fora da região onde moro, distantes e de difícil acesso para mim, visto que não tenho carro.
E a pergunta que não quer calar é?...   Por que não tem opção de legendado?!


A dublagem brasileira é considerada uma das melhores do mundo, mas nada como a voz original, a interpretação original, a fala original. Eu admiro o trabalho de alguns dubladores, mas é um tal de Nicolas Cage falando como o Tom Cruise, Morgan Freeman falando como Robert Duval, Helena Bonham Carter falando como a Sandra Bullock, Sandra Bullock falando como a Nicole Kidman...   
Pra mim, e pra muita gente que conheço, ouvir a voz dos atores faz TODA diferença. Não vou  ver um filme com o Johnny Depp (o Johnny Depp!!) falando como o cara do filme da sessão da tarde. 

Pagar R$21,00 para ver um filme no cinema é caro, eu considero caro, mas pago. 
Pagar R$21,00 para ver um filme dublado porque o cinema quer, é um abuso, um insulto, um absurdo sem tamanho, eu não pago. 

Não é só pelos R$21,00,  é pela extrema falta de respeito com quem, como eu, faz questão do som original.

Deixo aqui o meu protesto!







21 comentários:

  1. Eu não tenho problema com filmes dublados rsrs... Na verdade tenho aprendido agora a apreciar as legendas. Pode me chamar de inculta, eu deixo :p

    Estou louca para ver o novo filme do Super man, mas esse eu quero ver com a legenda mesmo, tenho altas expectativas em todos os sentidos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pandora. É que eu curto muito cinema, desde criança, meu pai me levava às "matinês" aos domingos. Meus pais iam no sábado à noite quando tinha algum filme que eles queiram ver. Para eles, cinema era como novela é para as pessoas hoje. Eles curtiam fofocas de Hollywood também, rrsrsrs. Eu gosto de ouvir a voz dos atores, cada voz tem sua identidade, e como eu curto muito cinema, curto os atores tbm, suas atuações, vozes e tal, e de muitos eu sei reconhecer a voz, isto é, sem precisar ver.

      Olha, se eu disser que alguém é inculto só porque prefere filmes dublados, pode avisar alguém pra me internar, porque isso nem é ignorância mais, é loucura mesmo, eu seria uma total sem noção. Dizer isso ou pensar assim, é o mesmo que dizer que quem não gosta de filmes dublados,é arrogante e metido a intelectual. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. E imagine, "inculta", logo você! Para. rs.

      Um beijo. ;)

      Excluir
    2. Oooh Ligéia, eu tenho tanto a aprender! Quando mais aprendo, mas vejo que preciso aprender e o quanto sei pouco... Cinema mesmo é minha Odisseia, quero sempre saber mais sobre os filmes, sobre como se produz aquilo e as características da narrativa cinematografia, mas te confesso que tenho certa preguiça de legenda é tanto que muitos filmes (especialmente aqueles pelos quais tenho maior afeição) as vezes assisto dublado e em seguida legendado.

      A proposito, uma curiosidade sobre isso é que as vezes eu percebo que o desempenho do dublado as vezes é melhor que o desempenho do ator... Claro, isso não ocorre com os grandes nomes do cinema, mas as vezes acontece.

      Excluir
    3. Nunca ninguém viverá para aprender tudo, é tanta coisa... Livros, por exemplo, sei que morrerei sem ler tudo o que preciso ou que quero.

      Eu sou muito suspeita pra falar sobre isso que vc disse, os dubladores serem melhor que os atores, na verdade, nunca reparei nisso; seja como for, eu prefiro a má atuação do ator que uma voz que já ouvi em outros mil personagens, em bichinhos de desenhos animados, documentários, propagandas , etc.. Pra mim, a mesma voz em todo mundo é uó! rs . Os desenhos eu prefiro dublado, porque não são atores, não é gente de verdade falando, rsrss. E eu gosto qdo a dublagem de um desenho é feita por um ator brasileiro.
      Na faculdade estudei como são feitas as legendas e dublagens, esse é um assunto bem interessante, e extenso tbm, rs.

      um beijo, Pandora.

      Excluir
    4. Um dia você podia falar sobre essa coisa das legendas aqui... Ia ser legal.

      Cheros Ligéia, obrigada pela atenção paciente de sempre! :)

      Excluir
    5. Paciente? Não é preciso ser paciente com você, Pandora, você é uma menina muito agradável, inteligente, sensível como poucos, e eu gosto muito disso.

      Cheros!

      Excluir
    6. Esqueci: é uma ótima ideia postar sobre legendas e dublagens. Aliás, me fez pensar em outro blog, com outros assuntos, mas... Não dou conta nem deste, e ainda tenho que atualizar o blog do Poe, estou até com vergonha de deixar o blog dele assim, abandonado. :(

      Esta semana eu vou atualizá-lo, e darei continuidade nele. Espero você lá, Pandora.

      Cheros!

      Excluir
  2. Olá!Boa noite
    Ligéia
    Como vai? Comigo, bem!
    não vou mentir, faz tempo que não vou ao um cinema.21 reais? Que caro!
    ah... meu protesto também, os filmes dublados têm um som horrível, quando comparados com o original. Para os amantes de filmes legendados tem que existir sempre a opção de assistir a versão legendada,e é verdade, já vi cada filme com dublagens duvidosas, além de que , realmente, a voz do dublador nos leva á outros personagens/atores/filmes.
    Obrigado pelo carinho da visita, tá?
    Bela semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis, poxa, estou FELIZ de vc estar aqui, rs. Sim, o ingresso está 21,00, como não sou mais estudante, pago essa pequena fortuna , rs. Mas para mim valem muito esses 21,00 porque gosto muito de ir ao cinema. E teatro e shows estão pela hora da morte também. Fui ao musical Thriller Live Brasil porque ganhei de presente de dia das mães, minha filha me deu o ingresso. rs.
      Meu protesto é exatamente falta de opção, não digeri isso ainda, rs.

      Eu que agradeço sua presença aqui.

      Boa semana tbm. um beijo pra vc!

      Excluir
  3. Oi Ligéia, que saudades, que bom vê-la por aqui novamente.
    Então na verdade não consigo mais acompanhar legendas,acho que já estou um pouco falha...rsrsr,prefiro os dublados. Vi uma vez em uma reportagem de um senhor que aprendeu falar a língua inglesa por só assistir a filmes legendados, fiquei impressionada com a capacidade dele de aprendizado. Acho que vale o desejo e o direito da pessoa, realmente com um valor destes deveriam ouvir o desejo do publico.
    Que alegria recebe-la em meu cantinho, obrigada pelo carinho. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. É tudo uma questão de preferência, Verinha, e todos têm seus motivos. De fato, tem gente que realmente não consegue acompanhar, e algumas legendas são muito rápidas, mas tem gente que tem é preguiça mesmo, rs. Eu realmente prefiro não ver o filme se for dublado. Gosto muito de ouvir a voz dos atores; pra mim, ouvir outra voz que não a dos atores é o mesmo que ouvir a voz da Fernanda Montenegro,ou de outro ator nacional, dublada. Não tem graça rsrss.

    Muito obrigada, Verinha. Eu tbm estava com saudades, tentarei ser mais presente, o máximo possível, de agora em diante. É um prazer pra mim ir ao seu cantinho, gosto muito das coisas e da maneira que vc escreve. É tão leve, tão gostoso de ler.:)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ligéia, também gosto muito de seus posts o carinho é mutuo.
      Depois que li seu texto comecei a ver que alguns filmes na tv paga vem legendados e fiquei prestando atenção, é bem verdade sobre a voz, pois quase todos os filmes dublados as vozes são as mesmas...rsrsrs
      Sobre a nossa BC, acho que seria fascinante sua participação como coloquei no post de inicio da blogagem poderia ser de terror, romântica, suspense ou qualquer outro gênero, tudo dependerá da capacidade criadora de cada um.
      Fico curiosa para conhecer sua continuação da historia de mistérios e fantasma, acho que é porque adoro filmes de terror e suspense...rsrsrs
      Aqui esta o link se você quiser conferir, estou adiando o sorteio para o dia 05 de agosto e as participações serão aceitas até o dia 04 a pedido de outro participante.
      Obrigada pelo carinho, os comentaristas que não vão participar por algum motivo vão participar de um sorteio surpresa, portanto se não participares já estas neste sorteio.
      Aqui esta o link explicando.
      http://eternamentevv.blogspot.com.br/2013/07/vamos-conversar_27.html


      Excluir
    2. Verinha, fui lá ler o post original da BC. Agora sim,posso tentar me inspirar para algo que continue a história. Eu não o tinha visto antes, me desculpe. Vou tentar escrever algo, ando sem inspiração, meio triste, rs.

      Ah, sobre a dublagem, o som original muda tudo, usam muita coisa fora do original nas dublagens, acho que muitas vezes estragam a cena.

      Um beijo! E muito obrigada pelas palavras sempre tão atenciosas e carinhosas. Você me é muito querida.

      Excluir
  5. Concordo contigo. Não assisto nem de graça filmes dublados.

    Não sabia que morava em Sampa. Sou cinéfila assídua de alguns cines daqui. Itaú cultural, cine livraria cultura, entre outros que ficam ali na região da Paulista. E, também não tenho carro. Todo o percurso é feito de metrô. Rs. E para minha felicidade, são todos legendados.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Turismóloga. Somos conterrâneas, que legal! rs. É difícil encontrar gente de São Paulo na blogosfera, acho que paulista não é muito de blogar... Pelo menos na minha lista de blogs tem pouco, acho que nenhum... ah, sei lá... rs.
      Eu moro perto de três shoppings, um deles vou à pé, levo quinze minutos, os outros dois levo quinze minutos de ônibus. Apesar de toda essa facilidade, nenhum cinema de nenhum desses shoppings está com cópias legendadas do filme. Me recuso a ver filme dublado, ainda mais com o Johnny Depp! Vou ter que ir ao shopping Pátio Paulista ou Boulevard Tatuapé, esses nem são difíceis de ir para quem mora perto de metrô - moro perto de três estações, uma delas bem pertinho mesmo, oito minutos à pé - mas, com tanto cinema aqui perto, ter que ir nesses outros é demais! Nesses cinemas que vc citou não está passando o Cavaleiro Solitário, eu adoraria que estivesse, não reclamaria de ir, rs, tbm gosto muito, aliás, AMO de paixão a Livraria Cultura.

      um beijo. :)

      Excluir
  6. Ola querida amiga,fiquei super feliz ao te ver entrando na minha "festinha".Muito obrigado pelas palavras tão carinhosas e cheias de incentivo.Como tu ,não suporto filmes dublados,para mim ,perde completamente a graça e o enfase das situações.Costumo fazer "'aulas de inglês" ao assistir alguns filmes que eu venha a gostar muito.'Depois de ver a primeira vez com a legenda,tento prestar o máximo de atenção nas conversas,sendo que na segunda vez,já da para sentir uma grande melhora e na terceira ou quarta vez chega-se quase a perfeição.E sabes,que quase sem perceber nem sair de casa o meu inglês está bem bonitinho.Meu grande abraço e beijo.SU

    ResponderExcluir
  7. Que prazer te ver aqui, Suzane. Sim, eu não falei das aulas de inglês que a gente tem vendo filme legendado. É exatamente como você descreveu que acontece comigo. Meu inglês melhora muito, a gente aprende muito, aprende expressões diferentes, aprende até as gírias antigas quando vê filmes mais antigos, expressões de época, enfim, é realmente uma aula, muito do que sei aprendo nos filmes. Até comento com professores de inglês o que ouço em filmes, muitas vezes nem eles sabem que se usa ou usava determinada expressão ou gíria. É muito bom, sem contar a questão da ênfase que vc mencionou e todo o resto.
    Eu adorei participar da sua festa, adorei o champanhe!

    Cheers!

    ResponderExcluir
  8. Ligeia,

    É uma falta de respeito não disponibilizar também a versão legendada.
    Infelizmente os filmes dublados estão tomando conta do mercado, inclusive nas tvs por assinatura, com a diferença que na tv dá pra mudar o áudio. Quando tenho opção, sempre escolho ligar as legendas (meu primo não entende porque).
    Meu sonho mesmo é ver filmes com som original sem legendas, mas isso ainda vai levar algum tempo...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Gilberto. Sim, pura falta de respeito mesmo, eu me senti desrespeitada e não só como espectadora, porque, não sei se fazem algum tipo de pesquisa pra ver a preferência das pessoas, mas notei que nos bairros digamos...nobres... há a opção de legendado em todos os filmes exibidos.

    Um abração, Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Gosto da legenda.
    Acho importante.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Filme dublado, nem pensar, Jan! rs Beijos!

    ResponderExcluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...