Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Divagando sobre a velhice...






... me lembrei de alguém que conheço, uma "quase parente", que deixou sua mãe num asilo porque lá ela seria melhor cuidada do que em casa. .
Me perguntei se alguém consegue dormir depois....

Ela terá companhia, terá com quem conversar... O lugar é lindo, cheio de árvores... A gente vai visitar ela todo final de semana...
De fato, iam.
Ouvi dizer que os olhos da velha senhora brilhavam de felicidade quando chegavam as visitas, e choravam, suplicantes, quando elas iam embora.
Ouvi dizer que a quase parente se sentiu culpada quando a velha senhora morreu...

Penso se não é preferível  a "dignidade" de não atrapalhar a vida de quem a gente ama, sendo um ser inútil e dependente, incapaz de cuidar de si, que precisa de fralda geriátrica e outros "cuidados",  se não é preferível ir para um asilo (usam o termo "casa de repouso" para amenizar o medo de quem vai e a culpa de quem leva...).
Mas que seja um asilo bonzinho, que não maltrate, que não bata, nem esqueça de dar a sopinha, que não deixe torrando no sol nem congelando na varanda, já basta o tempo para maltratar. Será pedir muito?

Será que vou chegar a esse ponto? Será que vou chegar a envelhecer tanto?  Será que vou querer ir para "um lugar lindo, cheio de árvores"?... Será que vou querer "ter com quem conversar"?... Passar os dias  repousando..., olhando pela janela,  esperando os domingos...
Acho que vou querer estar com aqueles a quem amo, sem atrapalhá-los...

O tempo tem passado tão rápido... Dá medo.  

Ah, mas se eu for para um asilo, ops... casa de repouso... ninguém vai repousar, coisa nenhuma, porque eu  vou  promover gincanas de jogar torta na cara, bailes da saudade à fantasia, vou ameaçar os funcionários com  Travessuras ou Gostosuras no mês das bruxas, vou montar um coral e cantar Oh Happy Day o dia todo (dizem que pessoas velhas desenvolvem manias) e uma banda pra tocar A Little Less Conversation de noite, vou ouvir muito Guns'n Roses, Michael Jackson e Amy Winehouse, e vou mudar o nosso visual de velhinhos,  usaremos roupas estilosas e coloridas, tão coloridas quanto fosse possível deixar os restos das nossas vidas...


revolta idosa roqueiros






22 comentários:

  1. Não precisamos ficar velhos para desenvolver manias. Ah! . . . mais se você fosse para o asilo, . . . . você iria receber ordens igual a todos.
    Iris tomar remédio para dormir e usar fraldas mesmo sem precisar.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão sobre desenvolver manias, eu mesma tenho muitas rsrsr, mas costumam dizer que isso é coisa de "velho". Pessoas idosas estão rotuladas, estigmatizadas pela sociedade deste país, que é a terra do desrespeito.
      Eu sei do que você fala sobre receber ordens e etc. Acredite, eu não farei as coisas que eu disse... Essa parte é pura ficção.

      beijo.

      Excluir
  2. Oi Ligéia, sou contra "casas de repouso"... mas nunca tive medo de acabar os dias numa delas. Não sei o porque... simplesmente não tenho medo.

    Em outro ponto, sou obrigada a discordar... pois, quando for bem velhinha, você não vai ter disposição pra festas, músicas e travessuras ;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jan, na verdade, eu também não tenho medo disso, aliás, acho preferível ir para um asilo que atrapalhar as pessoas; como eu disse no texto, dá uma certa dignidade. Mas, preferir não é querer... É preciso estar muito afastado da família já, para não se importar, nem que seja só um pouco, mesmo com a consciência de que é melhor para todos. Penso que, seja como for, a pessoa morre mais rápido.
      Quanto a essa última parte, foi só uma viagem... rs. Uma pitada de humor, um tanto amargo até. Não leve ao pé da letra, por favor, rs.

      beijo!

      Excluir
  3. Ligéia, minha mãe me diz diariamente que quando der na telha ela vai para o asilo. Isso porque conhecemos um, o qual frequentamos as festas organizadas e falo que o lugar é muito bom.
    Sempre converso com os velhinhos. Alguns no começo ficam tristes, depois ganham vida. Claro que é pelo motivo de serem bem cuidados, de terem atividades. Infelizmente existem lugares que tratam essas pérolas com descaso, sem dignidade.
    Achei a última parte fantástica.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Cristina, por mais que sejam bem tratadas nesses lugares, as pessoas querem estar em casa, com a família, penso no sentimento triste de rejeição que os idosos sentem quando a família os mandam para um asilo. Eu não ia me sentir feliz. E me choca o sangue frio. Ok, às vezes é a necessidade, mas só à vezes.
      Eu ainda não encaro isso com naturalidade.
      Enfim, a esses idosos só resta "relaxar" e acostumar, curtir as "festas" e as atividades, se existirem, e se for possível.

      um beijo.

      PS. tem selo pra vc aqui, vc viu?


      Excluir
  4. Ter com quem conversar???
    No último ano do Ensino Fundamental, nossa professora nos levou a uma destas "casa de repouso" com a intenção decerto de incentivar o voluntariado ou sei lá o que se passou na mente de quem teve esta ideia, lembro-me que era época de festa junina e distribuímos algumas comidas típicas da época.
    O que vimos, foi um tanto deprimente.
    Não posso falar a respeito dos funcionários porque, com certeza foram avisados antecipadamente que seriam visitados e certamente queriam "fazer bonito" na frente dos outros, mas o local em si, a situação de solidão em si...
    Estar na mesma faixa etária não significa estar no mesmo ritmo e nem na mesma (falta de) lucidez e, quem entrou bem, com certeza acaba por ficar mal.
    Na melhor das hipóteses, em depressão profunda.
    Ver pessoas tristes, mas totalmente lúcidas em meio a outras que alucinavam (para não usar o grosseiro "caducar"), que poderiam estar ativas se estivessem em algum outro lugar, não é das melhores experiências que se tem na vida. E, desde então, tenho ojeriza a estes lugares. Para mim não diferem muito de hospícios e outros semelhantes.
    Por este motivo, gostei do final imaginário que deu à sua crônica, descontrai um pouco um assunto tão pesado (só que se estivéssemos no mesmo asilo, você seria obrigada a mudar seu gosto musical). :P
    Até parceira!


    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Christian, é exatamente tudo isso que imagino, porque nunca fui a um lugar assim, penso até que preciso ir, fazer algum tipo de trabalho voluntário, acho que eles se tornam dependentes também da bondade alheia, de companhia, de alguém que converse com eles, lhes dê atenção. Eu não sei o dia de amanhã. Acho válido as escolas levarem alunos para visitarem esses lugares, para que aprendam a respeitar os idosos, pois os próprios pais não ensinam respeito aos filhos, e o resultado é o que vê.
      Tenho uma filha, creio eu que minha filhota não vai fazer isso comigo, rs, mas pode ser que haja necessidade disso, nunca se sabe.
      O que você disse é muito forte, mas é a verdade. Pessoas produtivas se tornam incapazes, e você disse muito bem, no mínimo se tornam clinicamente deprimidos, não há saúde psicológica ou mental que resista.

      E sobre as músicas, rsrsrsrsrs... tenho certeza de que não vamos nos encontrar no mesmo asilo... kkkkk

      Só por curiosidade, que músicas você iria tocar lá?...

      Excluir
    2. Bem... Se nos encontrarmos no mesmo asilo, vai ter briga. ahahaha.
      Eu tocaria Iron, Motorhead, Slipknot, Sepultura, Nirvana e, em momentos de calmaria, um MCR ou Radiohead talvez...

      Excluir
    3. Iron, Nirvana, Radiohead, ok, rsrs. Sepultura... no asilo?...
      Seu humor negro é pior (ou melhor!) que o meu...






      Excluir
    4. Ahah, difícil seria alguém não acompanhar nossas noites insones.

      => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

      Excluir
    5. Onze Noites Insones seria o limite, depois nos prenderiam na solitária.

      Sepultura?... Ainda acho que não vai pegar bem, nós, como idosos, vamos querer distância de Sepultura...

      Excluir
  5. Olá, Ligéia.
    Também não entendo como muitas pessoas podem simplesmente largar os parentes em lugares assim e conseguirem se convencer de que fizeram a coisa certa.
    Nossos pais nos dão todo o amor do mundo quando somos crianças e achamos que sabemos de tudo, e esta não é uma forma de se retribuir isso.
    Respondi o meme, à minha maneira.
    Abraço, Ligéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacques, exato, como conseguem se convencer de que fizeram a coisa certa?!...

      Há pais que não dão amor a seus filhos, que os "doam", que querem se livrar deles, assim como há filhos que não dão amor nem respeitam seus pais e depois querem se livrar deles, isso existe no mundo todo, o que me choca são as famílias ditas "estruturadas" que fazem isso, de mandar seus parentes para esses lugares. Como você disse, os pais cuidam dos filhos, e quando eles precisam que cuidem deles, os tratam como um fardo.
      E tem os que dizem que não pediram pra nascer, e que os pais nada fizeram além da obrigação.

      Ah, vou lá ler o meme, to curiosa.. rss.

      Um abração, Jacques.

      Excluir
  6. É muito complicada essa questão, muita gente não tem como deixar de trabalhar pra cuidar da família. Em alguns países é muito mais comum as pessoas deixarem os pais em casas de repousos, os idosos até se mudam por conta própria, é cultural. Mms também são instituições muito melhores do que as que temos aqui. São verdadeiros hotéis com todo o conforto, atendimento médico, enfermeiros etc.
    Se eu um dia for morar num lugar assim, certamente promoverei muitos bailes de dança de salão hehe.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa Nadia, em alguns países isso é absolutamente normal, como é normal os filhos deixarem a casa dos pais e irem cuidar da própria vida logo que alcançam a maioridade, é cultural mesmo. Mas aqui no Brasil isso é outra coisa, e os lugares nem de longe são como os daqui. A não ser, eu acho, no caso de gente muito rica, mas até gente rica monta uma estrutura em casa para esse fim.

      Eu me esqueci de mencionar a dança de salão (adoro!), vou colocar na programação! hehehe...

      beijo!

      Excluir
  7. Também tenho medo da velhice e de passar por uma situação dessas. Ainda mais eu que não tenho filhos, será mais complicado ainda.

    ResponderExcluir
  8. Gilberto, quem sabe é até melhor não ter filhos, penso que, pior do que ir para um asilo, é ver que quem nos envia pra lá é justamente quem a gente mais ama.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  9. Lendo o final do teu texto lembrei de uma amiga da blogosfera que mantém um blog feito exclusivamente para os pais dela que já estão com 90 anos. A intenção do blog é voltar-se totalmente para os cuidados que se deve ter para envelhecer com dignidade.
    E no blog dela as imagens são assim de velhinhos felizes.

    Lindo o seu texto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Interessante o fato de criar um blog com esse tema e com a finalidade que você mencionou. É uma ideia bonita, séria, e inusitada. Enquanto há quem maltrate e despreze os idosos, tem quem faça até um blog sobre eles.

    Que bom que gostou, Iza. Obrigada.

    um beijo.

    ResponderExcluir
  11. não sei o meu futuro.. ninguém sabe... mas é possível que aconteça comigo, sei lá. se for o caso, só quero ficar quieta. e ter $$$$.

    ResponderExcluir
  12. O dinheiro pode ajudar, mas pode piorar a situação também.
    Não tem muito jeito, rss. A gente tem é que se cuidar pra envelhecer com saúde, pra morrer de velho e só, não morrer velho e só... rs.

    ResponderExcluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...