Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Lendas Urbanas



Começa hoje mais uma blogagem coletiva da qual tenho muito prazer em participar, promovida pelo Christian V. Louis, autor do blog Escritos Lisérgicos e pela Pandora, autora do blog Uma Pandora e sua caixa.
Valendo-se do mês de outubro, quando se comemora o Halloween, evento que não faz parte da nossa cultura mas que  tem sido incorporado aos costumes brasileiros (brasileiro realmente acredita que o que é bom para os EUA é bom para o Brasil...),  o Christian e a Pandora tiveram a ideia desta blogagem, cujo tema um dia já arrepiou a nuca de todos nós, as lendas urbanas. Todo mundo conhece pelo menos uma. Eu tinha medo de ir no banheiro da escola, mas não perdia as reuniões do copo...

Contos de mistério e suspense, histórias do sobrenatural, "causos" e lendas rurais, e tudo o mais que possa, como diria Edgar Allan Poe "talhar o sangue", também valem para esta blogagem.
A Pandora gentilmente disponibilizou o livro Assombrações do Recife (LINK) , do escritor Gilberto Freyre (1900-1987) para ser sorteado entre os participantes da blogagem.

Publicarei minha participação dentro do tempo de duração da BC, que vai até dia 31, Halloween.
O tema  não poderia ser mais interessante e agradável para mim... rs.

Deixo meu convite de participação a todos que lerem este post.

TRICK OR TREAT...!










12 comentários:

  1. Fala parceira!
    Valeu pelas palavras no blogue e também por estar divulgando aqui a nossa BC.
    A respeito do Halloween, eu sei que tem muitos educadores fazendo uma verdadeira "caça às bruxas" em relação ao motivo de eu ter escolhido o tema e a data Halloween, juntamente com Pandora, alegando que para nós é o "Dia do Saci".
    Vou dar minha opinião pessoal que estava discutindo com uma parceira que também concorda com meu ponto de vista a respeito do tema.
    Não acreditamos que o Halloween seja considerado esta "ameaça" à nossa cultura simplesmente porque nos Estados Unidos se comemora muito, visto que alguns educadores com pouco conhecimento de história, deveriam ter a obrigação de saber que a origem do Halloween não é norte-americana e sim, européia, onde o Halloween europeu o significado sempre foi muito mais místico (por isto a escolha das Lendas Urbanas) do que o Halloween norte-americano, onde é somente uma diversão.
    E é lamentável que os educadores estejam sendo levados pela mídia dos filmes de terror norte-americanos somente para criticar a posição de algumas escolas de idiomas que fazem festas para crianças que se fantasiam, se divertem e coisa e tal, E também pelos góticos que aderiram a esta cultura promovendo raves com a temática. Creio que criticar e até mesmo esta implantação do Dia do Saci seja algo que não condiz, porque no Dia do Folclore, os educadores das mais variadas escolas dão muito valor ao nosso folclore também.
    Nada contra o "Dia do Saci", apenas desnecessário em meu ponto de vista e no de algumas pessoas que estão fazendo parceria comigo.
    A cultura norte-americana está enraizada em nosso país incuravelmente, é um fato. Se isto é bom ou ruim, depende do ponto de vista e da situação, penso eu.
    Contanto, eu deixo claro que não criei esta BC, digamos, mística, pensando no "Gostosuras e Travessuras", tanto que o tema do meu post foi de um misticismo ocultista por ter tido realmente contato com o ocultismo de Anton LaVey, Aleister Crowley e querer transmitir um pouco a respeito do assunto com os leitores.
    Eu estou visitando os participantes e gostando muito dos resultados, estou satisfeito em saber que muitos abraçaram a ideia e aguardo sua participação.
    Bom dia / noite.


    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian, eu espero não ter dado a entender que estou criticando o tema da BC, muito pelo contrário, eu adorei, você sabe disso. ;)
      Eu gosto do Halloween, já fui em algumas festas, inclusive à comemoração dos duzentos anos de nascimento de Edgar Allan Poe, que foi no dia 31 de outubro de 2009. O Halloween teve origem na Europa como você disse, e a America do Norte foi colonizada pelos europeus, pelo povo britânico que fugiu de sua pátria por causa da perseguição religiosa e formou a nação americana, ou seja, o Halloween é um evento que faz parte da cultura americana porque foi herdado dos seus colonizadores. E eu não entendo a campanha dos educadores contra o Halloween, deveriam então fazer campanha contra o Carnaval, que também é uma festa pagã (muito pior, eu acho) e contra o mais americano de todos os costumes brasileiros, comer no McDonalds, em favor do nosso brasileiríssimo arroz com feijão.
      O que eu acho engraçado é que os brasileiros adoram tudo que é americano, rs, no caso do halloween festejam por festejar, só para se fantasiar, sem saber do significado. E é por isso que eu também não acho que seja uma ameaça à nossa cultura, até porque ninguém leva as crianças para bater de porta em porta pedindo doces (ainda bem!!).Os costumes alimentares são uma ameaça bem pior, e tais educadores provavelmente comem lá...
      As escolas de idiomas têm obrigação de abordar, seja de que forma for, os elementos culturais do país do idioma que ensinam, porque tudo faz parte de um mesmo contexto, quem ensina um idioma, tem que falar sobre a cultura do lugar.

      Trick or treat!

      Excluir
    2. Não. De forma alguma eu pensei que estivesse criticando o tema da BC, tanto que tinha certeza, pelo seu estilo, tanto de escrever quanto demonstra pessoal, de que ia gostar muito do tema.
      Seu comentário apenas me fez refletir sobre algumas críticas que recebi no Facebook e algumas indiretas que li no Twitter, todas de educadores que, deram a entender que a origem da festa era americana e ficavam corrigindo que era Dia do Saci e não Halloween. rs. Como se o correto fosse fazer uma BC sobre folclore brasileiro quando, em verdade, nem estamos no Dia do Folclore, que é muito valorizado nas escolas de nosso país.
      Eu mal pude esperar pela sua participação e, como previsto, não me decepcionou, muito pelo contrário. Você é uma excelente contista.

      => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

      Excluir
    3. Olha,eu até concordo que o dia do Folclore Brasileiro, 22 de agosto, passou batido, ia ser bem legal uma BC sobre isso também. Mas também esses educadores ("esses", porque eu não faço isso hahaha...)não precisam ficar de moralismo cultural (falso moralismo, porque tenho certeza de que comem no Mac), isso pra mim é preconceito.

      Nhaa... obrigada parceiro. Eu também gostei, muito mesmo, da sua postagem bem esclarecedora, sobre o Tabuleiro Ouija, quem não sabia, ficou sabendo, quem sabia, ficou sabendo bem mais.

      ;)

      Excluir
  2. Oi Ligéia
    Estou aguardando sua história então, pois eu postei sobre a loira do banheiro, apesar de que quando era criança tinha muito medo dela também kkkkkk.
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Eu morria de medo dessa loira aí, afff... Vou lá ler seu post, Lu, espero não ficar com medo de ir no banheiro de casa... rsrss...

      um beijo!


      Excluir
  3. Oi Ligéia, embora esse não seja meu assunto preferido, vou participar... vejo aí uma maneira legitimada de aprender a respeito.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desde pequena que gosto dessas coisas de mistério, rs... Adorava filmes de terror, hoje nem tanto, prefiro os de suspense, só não gosto mesmo, de jeito nenhum, de filmes e histórias sangrentas.
      Logo lerei o seu post, Jan.

      um beijo.

      Excluir
  4. A ideia é bem legal! Se eu me lembrar de alguma história interessante eu participo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia, tomara que você lembre. Vou esperar... rs.

      beijo!

      Excluir
  5. Também roda uma lenda urbana aqui no colégio em que trabalho, dizendo que um dos ex-diretores aparece para assustar à noite no banheiro. Não acredito muito, mas também nunca paguei pra ver!

    ResponderExcluir
  6. Melhor não arriscar... rss. Poxa, Gilberto, você bem que poderia participar com essa história, seria legal, você escreve bem.

    ResponderExcluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...