Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da perpetuação da espécie...

 


Ser mulher é: querer ter um filho homem para agradar ao marido, passar a vida tratando os filhos varões como bebês, criar seus filhos homens como bibelôs de porcelana rara, defendê-los e protegê-los enquanto eles enganam mulheres por aí, confirmar as mentiras deles, porque é com outra mulher, é só mais uma mulher na vida dele. É não educar seu eterno "bebê", desde cedo, de modo a respeitar a mulher como a mulher deve ser respeitada, e como ele próprio quer ser respeitado. Ser mulher é encobrir seu filho homem, ou seu irmão, sobrinho, primo, é fazer vista grossa, ignorar o modo como  ele age com outras mulheres, e achar tudo muito normal, porque "homem é assim mesmo", afinal, "homem é homem"... Ser mulher é dizer para outra mãe que ela que segure sua bezerra porque o seu "touro" está solto;  Ser mulher é "defender" o homem da nora, da cunhada ou de qualquer outra "rival" sem o  uso da razão. Ser mulher também é rir de piadas machistas e curtir publicações em redes sociais que denigrem a moral feminina e reforça a supremacia masculina, mas que só denigre a moral das outras, porque "a carapuça não lhe serve". Ser mulher é tomar o partido do homem quando esse reclama de outra mulher, sem saber a versão da outra mulher. Ser mulher é dizer que a amante do marido destruiu sua família. Ser mulher é dizer que uma mulher é desrespeitada por causa da roupa que usa, que se foi estuprada foi porque provocou.

Então, colegas, neste dia, minha mensagem é: se nós, mulheres, tão poderosas, ainda precisamos de um Dia, se ainda precisamos lutar, e muito, por direitos, por respeito, por igualdade, se ainda precisamos provar, provar nossa competência, provar nossa força, provar nossa inteligência, provar, provar, provar...  Se ainda precisamos de leis específicas para nos "proteger" e se ainda assim não fazemos uso delas... E se ainda choramos e sofremos com o descaso de um homem,  se ainda somos enganadas, trocadas como camisas, deixadas sem uma conversa, apenas com um "sumiço", se ainda somos traídas, e ou desrespeitadas até no nosso mais puro amor, não é por culpa de ninguém mais, a não ser de nós mesmas, que perpetuamos tudo isso.

O discurso moderno não é o do salto alto, o discurso moderno é o da UNIÃO. No mundo todo mulheres são a maioria, mas continuam sendo desrespeitadas, porque  não se unen, não  se respeitam mutuamente, ao contrário, competem o tempo todo, se degladiam o tempo todo, por tudo e muitas vezes por nada; Mulher não é solidária com mulher. Nisso, companheiras, temos muito o que aprender com os homens.
Nos achamos "poderosas", e somos mesmo, mas não porque usamos salto alto ou porque temos o poder da sedução, somos poderosas pela nossa força, pela nossa coragem, pelo que somos capazes de enfrentar, mas damos o Poder ao homens ao criá-los, e ao sermos coniventes com eles. 
O poder está na UNIÃO. Os homens, minhas caras, são UNIDOS, por isso ainda detêm o poder. E ainda contam com a nossa" colaboração"...
Pensem, repensem, pensemos todas, e nos repensemos, o dia Internacional da Mulher só serve pra isso.

22 comentários:

  1. Gostei do texto infelizmente é vdd as mulheres são um pouco desunidas mesmo...
    Parabéns a vc e a todas as seguidoras do blog pelo dia internacional da mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, eu acredito que muitas mulheres nem se dão conta de tudo isso, o que agrava o problema.

      Muito obrigada. Parabéns a você, atrasado, rs. Me perdoe.

      Excluir
  2. GOSTEI LIGÉIA!
    Infelizmente, falta UNIÃO a nós mulheres.
    ÓTIMA REFLEXÃO.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jan, é uma realidade que não é tão difícil de perceber.

      Um abração também.

      Excluir
  3. É isto mesmo. O poder está com eles por causa da união .
    Ligéia, adorei teu texto. Palmas!!!
    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os homens , apesar de serem a minoria, se fortalecem na união. Muito obrigada, Janice.

      Beijo.

      Excluir
  4. Nossa Ligéia fiquei assustada com seu texto, não consigo nem argumentar qualquer paragrafo, pois é tudo verdadeiro. Me dá uma tristeza com tudo isso, pois vejo tantas coisas acontecendo e que já aconteceram até comigo onde permitir por anos ser tratada como um objeto. Hoje me orgulho da mulher que me tornei com voz e o melhor é que sou ouvida, mas levou tempo para isso acontecer. Claro que revolta a maneira como as mulheres usam sua força ao contrario e acabam por se prejudicar, conheço amigas muito queridas e que são totalmente diferentes do que li aqui.Mas enfim uma maioria acaba por estragar e nos lançar em uma fama nada boa para o nome de mulher.
    Será que um dia isso vai mudar, as mulheres vão parar de disputar entre si e serem mais fieis consigo mesmas? Difícil de responder.
    Amiga deixando meu carinho e um lindo fim de semana.
    Beijos. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Verinha, eu até reconheço que fui muito espinhosa nesse texto, mas o assunto é mesmo espinhoso, e eu sei que há uma minoria que não é desse jeito, mas é uma minoria tão menor que quase não faz diferença, rs, e o que fazer se a maioria é que conta? rs. E vou te contar uma coisa: Outro dia, no carnaval, entrei numa discussão insana porque uma pessoa publicou numa rede social que no carnaval muitas mulheres saem "no cio". Algumas, (algumas...) mulheres, incluindo eu... rs, criticaram a postagem, na boa, só uma obvervaçao contra a postagem, e os autores da se indignaram, dizendo que "tem gente que não entende que aquilo é uma página de humor"... Então no humor vale tudo? Pode ser preconceituoso e maldoso? E se fosse a respeito de negros, ou gays? Vc não sabe, as demais mulheres, uma maioria sem fim, que riram , curtiram e comentaram, nos atacaram, praticamente nos lincharam , e a discussão chegou ao ponto de dizerem que se uma "periguete" é estuprada, é INEGÁVEL que ela tem responsabilidade! Acredita? E que se a gente não gostou é porque a carapuça nos serviu! Que somos "mal comidas"... Isso e outras barbaridades mais. E fazendo coro com homens lá... rs E, detalhe: quem postou foi Mulher... Enfim.

      Sim, não são todas as mulheres que são assim, claro, mas ainda é muito pouco...

      Depois vou publicar um texto que li sobre a educação dos meninos, na verdade, sobre o direito dos meninos. Achei muito bacana.



      um beijo Verinha. E muito obrigada pelo seu carinho.

      Excluir
    2. Não acho que foste espinhenta, acho que foi uma sacudida em nós mulheres, muitas não admitem que são preconceituosas sim. Adorei a parte que você escreve:" Ser mulher é dizer que uma mulher é desrespeitada por causa da roupa que usa." nenhuma mulher pára para pensar nos absurdos que saem de suas bocas, esta certíssima Ligéia e é de coração que escrevo, foi uma grande puxão de orelha para muitas mulheres, algumas coisas fiquei pensando:"Sabe que é verdade!"
      O post foi excelente.Não mudaria nada, fiquei assustada por ver que algumas coisas a gente deixa acontecer e nem percebe o mal que esta fazendo contra a especie mulher. Nunca havia parado para pensar sobre isso.Fico no aguardo do post sobre a educação dos meninos.
      Desculpe pela demora de vir aqui, minha net anda péssima.
      Boa semana. Beijinhos.

      Excluir
    3. Sabe, Verinha, eu acho que alguém tem que falar, alguém tem que fazer alguma coisa, mesmo que seja um post num blog. No entanto, às vezes penso que me importo demais com coisas que eu deveria era ignorar, pensar e calar, ver e nada dizer, ou ser mais política e falar de forma mais... amena, até mesmo lúdica, para que meus protestos não sejam confundidos com causas pessoais, a coisa é bem maior do que isso, infinitamente maior.
      Fico feliz mesmo por vc compartilhar comigo da visão e da percepção de tal realidade.

      Bom, enfim... rsrs



      Eu é que peço desculpas pela ausência, e te agradeço muito pela sua atenção aos meus, atualmente raros, posts... rs.



      Muito obrigada. Um beijo!

      Excluir
    4. Oi minha querida,
      kkkkkk, não posso deixar de comentar aqui novamente, sei que já estou ficando chata. Então não podes deixar de colocar por aqui o que você pensa, gostem ou não. Se a pessoa (mulher) para um pouquinho só para pensar vai entender que seu post é um alerta para cuidarmos umas das outras e sermos mais amigas. Não deixarmos sermos esculachadas pelos homens e ainda achar bonito.
      Não se importe com os outros continue a escrever estes textos pertinentes.
      Boa quarta feira. Beijinhos.

      Excluir
    5. Mas de jeito nenhum você está ficando chata, V erinha, de onde tirou isso rs. Você é uma das pessoas mais agradáveis e bacanas e educadas que conheci na blogosfera. Gosto muito de você, acredite.

      Eu postei isso justamente como alerta, para que a gente tenha consciência de que muitas vezes somos mais machistas que os homens machistas. E injustas também.

      Um beijo pra você. E nunca mais diga que está sendo chata, hein? rs. Volte sempre e sempre. :)

      Excluir
  5. Olá Ligéia,
    sabe, eu respeito o seu post mas... puxa, eu discordo totalmente! rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MoiselleMad, sumida... (olha quem fala... rs). Fique à vontade para discordar, total ou parcialmente. :)

      Excluir
    2. é que na verdade não se pode fechar os olhos para o que vc escreveu, essas coisas em grau menor ou menor existem... elas só não podem ser aquilo que nos define como mulheres... penso que de modo algum isso pode ser visto assim... posso estar enganada, mas me pareceu mais um desabafo, como um sentimento entalado que "saiu" magoado, uma sensação de incômodo e insatisfação com tantas situações que, de fato, são desconcertantes, do que sua opinião sobre o assunto. Bom, nos conhecemos muito pouco, mas pensei que sua opinião não seria essa. Talvez eu projetei minha própria maneira de pensar sobre o assunto, aff, sei lá...rsrs... bjs

      Excluir
    3. Não se pode e não se deve, fechar os olhos para isso, mas é o que acontece. Qual mulher, nunca na vida, já passou ou presenciou ou cometeu no mínimo uma, das coisas que relatei aqui? Eu inclusive. E me conscientizei. Eu passei por muitas delas, exatamente por me rebelar contra atitudes machistas por parte dos homens e mais ainda das mulheres. As mulheres acham um exagero, acham coisa de recalcada, não vêm nada de mais , riem de piadinhas toscas a respeito de mulher. Um amigo meu postou uma foto de uma mulher bêbada, outra de uma transando, e disse que mulher fica assim no carnaval e depois do carnaval sai como santinha... Homem não transa no carnaval, nem bebe, não é? rs Achei um absurdo! E mais ainda as mulherada lá rindo, gargalhando e curtindo, porque a carapuça não lhes serviu... . Me inflamo qdo escrevo, por que me idigno com isso tudo. E, sim, tem algo de mim no texto, porque fui criada nesse machismo de que mulher tem que limpar, lavar e cozinhar enquanto o homem vê tv. Vi mulger dizendo pra filha adolescente, daidade da minha: "deixa teu irmão chegar e ver vc com esse olho pintado!" Vi amigas passando por situações como as que eu descrevi, vejo amigas falando e fazendo... Enfim, tudo o que eu disse aqui, vejo todos os dias, em todos os lugares. Até no trabalho.
      Não preciso ter passado por experiências assim como mulher para me inflamar, me inflamaria se eu falasse de absurdos de cotas de negros ou de homofobia ou pedofilia. Acho que devo, sim, rever meu tom, pode paracer agressivo, áspero, desequilibrado emocionalmente, rs, pode parecer rque são evoltas pessoais,mas são revoltas com o mundo em que vivo, e não tem outro, pelo menos por enquanto... rs.

      Minha opinião é exatamente essa, porque vejo isso todos os dias, em todos os lugares, na net nem se fala.


      Se eu tivesse um filho homem, jamais diria pra ele: "dá o bubu pra mamãe, dá"... (bubu é a chupeta, vi uma mulher fazer isso numa padoka em eu estava tomando um café.) Ah, fala sério, que homem vai ser esse? Nem com minha flha eu falei assim. rsrsr

      É tudo tão... tão.. Freudiano!

      Postei isso no dia da mulher,porque ser poderosa é outra coisa, na minha opinião. Há, sim, uma minoria, irrisória, que não é como eu disse aqui.

      Uma vez uma mulher, hetero, disse: eu não gosto de mulher, prefiro os homens, prefiro conversar com homens, prefiro amizades masculinas. Eu pensei, refleti, e entendi exata e perfeitamente o que ela disse.
      Mulher vê mulher como rival, isso é um fato. Pode pesquisar... rs.



      Mas, eu entendi perfeitamente o que vc pensou.Até pq já viu algo que ocorreu aqui, e eu falei certas coisas.

      MoiselleMad, te agradeço pela sua opiniao, vc que nem é de falar muito, rs.


      Obrigada! beijos!

      Excluir
    4. Imagina Ligéia, não tem o que agradecer. Também compreendi o seu ponto de vista, ele é baseado em coisas que acontecem mesmo. Rsrs, eu falo pouco mesmo... geralmente...bjão pra vc!

      Excluir








    5. Oi, MoiselleMad, sim, baseado em coisas que acontecem há séculos e todos os dias, rs, infelizmente. São fatos, e contra fatos não há argumentos.. rsrs.


      Bjão tbm! Gosto de suas opiniões.





      Excluir
  6. Realmente não deve ser tão fácil ser mulher, apesar que ainda está mais fácil agora que as mulheres conquistaram um espaço maior tanto no mercado de trabalho e na sociedade em geral. Feliz dia da mulher, mesmo que atrasado, Ligeia. Te adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado, viu Gilberto, muito complicado... :(

      Mulheres conquistaram um espaço maior sim, mérito das mulheres, evidente, mas esse espaço ainda é muito apertado em relação à sua extensão. Tem muita luta ainda pela frente, e precisamos de união. Não falo de nos unirmos contra os homens, de jeito nenhum, era só o que faltava! kkkk

      Muito obrigada, Gilberto, de coração. Um beijo pra você.

      Excluir
  7. Olá Ligéia.
    Passando para deixar meu carinho.
    A você e sua família uma páscoa de muito amor, saúde, paz e renovação. Meu abraço de feliz páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Verinha, me perdoe por não ter vindo antes aqui.Muito obrigada pelo carinho e por toda a sua atenção.

      um beijo.

      Excluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...