Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Machismo prejudica a Humanidade


 

No dia 8 de março passado publiquei um texto, um tanto quanto irônico, sobre "ser mulher". O que escrevi, e/ou como escrevi,   até mesmo pelo tom que usei,  direto, sem eufemismos,  pode ter desagradado, mas que não dá pra negar que é exatamente daquela forma que (ainda) acontece, não dá. Naturalmente que há mulheres, umas poucas, que não são como citei, naturalmente que as mulheres hoje não agem de todas aquelas maneiras, mas qualquer uma daquelas atitudes é uma marca do preconceito contra o próprio gênero.
Hoje o texto é sobre a criação dos meninos, e, mesmo que  de forma indireta, tem muito a ver com o texto que escrevi, e tudo a ver com o que penso. Eu não tive um menino, mas se tivesse tido, seria assim mesmo que o criaria, pela minha visão de valores, pelas minhas próprias experiências, pelo que considero Humano.


PELOS DIREITOS DOS MENINOS

Que nenhum menino seja coagido a ter a primeira relação sexual da vida dele com uma prostituta (isso ainda acontece muito nos interiores do Brasil)

Que nenhum menino seja exposto à pornografia precocemente para estimular sua “macheza” quando o que ele quer ver é só desenho animado infantil.

Que ele possa aprender a dançar livremente, sem que lhe digam que isso é coisa de menina

Que ele possa chorar quando se sentir emocionado, e que não lhe digam que isso não é coisa de homem.

Que não lhe ensinem a ser cavalheiro, mas educado e solidário, com meninas e com os outros meninos também

Que ele aprenda a não se sentir inferior quando uma menina for melhor que ele em alguma habilidade específica – já que ele entende que homens e mulheres são igualmente capazes intelectualmente e não é vergonha nenhuma perder para uma menina em alguma coisa

Que ele aprenda a cozinhar, lavar prato, limpar o chão para quando tiver sua casa poder dividir as tarefas com sua mulher – e também ensinar e dar exemplo aos seus filhos e filhas

Na adolescência, que não lhe estimulem a ser agressivo na paquera, a puxar as meninas pelo braço ou cabelos nas boates, ou a falar obscenidades no ouvido de uma garota só porque ela está de minisaia

Que ele não tenha que transar com qualquer mulher que queira transar com ele, que se sinta livre para negar quando não estiver a fim – sem pressão dos amigos, sem a obrigatoriedade imposta a ele por ser "macho".

Que ele possa sonhar com casar e ser pai sem ser criticado por isso. E, quando adulto, que possa decidir com sua mulher quem é que vai ficar mais tempo em casa – sem a prerrogativa de que ele é  que tem  que prover o sustento e portanto ela é que tem que cuidar da cria

Que, ao longo do seu crescimento, se ele perceber que ama meninos e não meninas, que ele sinta confiança na mãe – e também no pai! – para falar com eles sobre isso e ser compreendido

Que todo menino seja educado para ser um cara legal, um ser humano livre e com profundo respeito pelos outros. E não um machão insensível. 

Acredito que se todos os meninos forem criados assim eles se tornarão homens mais felizes. E as mulheres também serão mais felizes ao lado de homens assim. E o mundo inteiro será mais feliz.

O machismo não faz mal só às mulheres, mas aos homens também, à humanidade toda.

Meu ativismo político é a favor da alegria. Só isso.

autora: Sílvia Amélia de Araujo



Foto do filme  Meninos de Kichute.

13 comentários:

  1. Oi, Ligéia!
    Adorei o texto! Perfeito! :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nadia. É em texto bem verdadeiro mesmo. Obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  2. Uma das coisas que mais me irritava na minha infância era quando eu reclamava que meu irmão estava vendo desenho e eu tinha que fazer serviços domésticos e minha mãe dizia: "Você quer ficar sentada enquanto ele faz as coisas?" Nunca entendi porque ele podia e eu não.... O fato de que hoje minha mãe se arrepende dessa atitude não ameniza minha irritação com a memória. kkk

    Mas sim, adorei esse texto, ele lembra que os homens também são vitimas do machismo, também seu violentados por essa forma pesada de dividir as pessoas. Somos todo humanos então que sejamos todos tratados com dignidade e respeito.

    Não tenho filhos, mas quero muito me recordar dessa reflexão caso um dia venha a te-os, especialmente da parte do cavalheiro, afinal o ideal é ser gentil com todos e não apenas com as mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Pandora, eu tbm sempre me revoltei com isso, não é de hoje que penso em 'igualdade' entre os gêneros, e não só pelos afazeres domésticos, mas por tudo que eu observava. E eu não tinha com quem discutir essas coisas, as pessoas me achavam "rebelde". E fico pasma como até hoje ainda tem muita gente, e muita mulher! que acha isso exagero, recalque, surto, etc. Eu vejo como justiça,ou falta de, e vejo o quanto o machismo prejudica sim a humanidade, e penso: será que só eu vejo? Felizmente, percebi aqui no blog que não sou só eu não.
      Os homens tbm são vítimas do machismo sim, e eu penso que cabe à mulher uma grande parcela da responsabilidade pela perpetuação do machismo, porque é ela o foco do machismo, se não fossemos nós, mulheres, para quem o machista ia ser machista?? Em cima de quem ele ia ser tão "macho"? Penso que a mãe desempenha um papel quase que decisivo na formação de um forte, de um fraco, ou de um machista. Ela está naturalmente mais perto do filho(a) do que o pai. Enfim...

      Sobre o "cavalheirismo" ... Sinceramente, conheço cavalheiros bem grossos, conheço cavalheiros bem machistas, não um, vários. E ser "gentil" só com mulher, pra mim não é educação, ou cavalheirismo, é outra coisa. Homem "gentil" tá cheio por aí. Eu não valorizo "gentilezas, não quero que abra a porta do carro pra mim, nem que me dê lugar no metrô, nem que carregue minhas sacolas de mercado, tenho saúde, sou capaz, faça isso com quem necessita. Homem não tem que ser gentil, tem que ser apenas humano. Antes de ser "gentil" que ele seja solidário, com todo mundo.
      Quando tiver filhos, Pandora, lembre-se desse texto, é um direito dos meninos viver num mundo melhor que este.

      Beijo, Pandora.

      Excluir
  3. Olá querida amiga.
    Maravilhoso texto, concordo inteiramente com ele. O que sempre percebo é que são as mulheres que criam os homens, quando se há em casa um filho e uma filha é a filha que vai para a pia lavar a louça e quando se diz algo, vem a resposta: "isso é coisa de menina e não de menino"
    Então a própria mãe já esta errando em sua educação. Colocar para o filho que não existe diferenças quanto ao fato de viver a vida, ajudando ao sexo feminino. Homens quando casam se assemelha-se trocando de mãe.
    Claro que conheço vários casos de amigos e até primos que são maravilhosos maridos quanto ao fato de ajudar suas mulheres, dividirem as tarefas como iguais.
    No meu caso já errei muito ao fazer tudo pelo meu marido achando ser o correto, a criação ainda é muito falha.Quando abrimos mão de sermos submissas ai vem as brigas e separações. Mas o melhor é ser livre e se desprender destes preconceitos que nos impede de termos uma vida tranquila e feliz com o respeito de cada um.
    Deixando meu carinho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Verinha, tbm conheço homens que são maridos , filhos, homens maravilhosos.
      Quem me lê pode pensar que eu só conheço gente ruim, que é por isso que falo esse tipo de coisas, rs, mas não é isso não, conheço muita gente boa, aliás, no meu rol de amigos tem muita gente boa, ou eu não os teria como amigos.
      Todas nós já erramos, Verinha, o que precisamos fazer sempre é tomar cuidado para não seguir em frente com os absurdos seculares.

      Você tem meu carinho também, de verdade. Um beijo, sua linda! :)

      Excluir
  4. Olá Ligéia!
    Tenho filhos (já quase "quarentões")e tenho orgulho de tê-los ensinado a ser HOMENS, e não MACHOS ;-)
    Belo texto.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jan, querida! Fiquei feliz agora, ver uma mulher dizer que criou filhos homens e não machos me deixa muito feliz, e orgulhosa de ser mulher, rs.
      E feliz das companheiras, irmãs, filhas e filhos dos filhos de mulheres que criam homens ao invés de criar machos. Não é de hoje que se diz: a mulher faz o homem.
      Beijão, Jan!

      Excluir
  5. Sensacional o texto.

    Ainda bem que existem mulheres que ainda pensam desta maneira. Não tem a mente vazia de tantas outras. Uma grande maioria, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. E essas poucas mulheres podem ser a semente de algo que vai mudar por completo o destino da humanidade. Como sempre.
    Mas ainda tem a grande maioria, como vc disse.

    Um beijo, Turismóloga.

    ResponderExcluir
  7. Ligéia, é óbvio que muitas mulheres são responsáveis pelo machismo devido a criação diferenciada que dão aos seus filhos homens e mulheres. Com certeza, já deve ter ouvido da Síndrome de Estocolmo (acho que esse é o nome) onde a pessoa sequestrada acaba por aceitar e defender as atitudes do sequestrador. Acredito que seja isso que ocorra. Nem todas as mulheres tem conhecimento do feminismo, dos seus direitos e vão levando como podem. É preciso enfatizar também, que muitas nem se interessam pelo assunto.

    ResponderExcluir
  8. E esse texto é para mães e para os PAIS também , que foram criados num regime que não tem nada do que deveria ser humano, nada de solidário, e passam tudo adiante . Para mim, o homem não tem que abrir porta de elevador ou de carro, ou carregar minha sacola, sou perfeitamente capaz disso, ele tem que ajudar a quem precise de ajuda, e isso serve para homem e mulher, é solidariedade. É ridículo ser "gentil" com uma mulher, e deixar um senhor carregar sua sacola pesada de compras.

    No caso específico das mulheres, eu concordo com vc qdo diz que nem todas as mulheres sabem quando estão sendo machistas,discriminadoras, preconceituosas, e na maioria das vezes, moralistas com as outras mulheres. Por isso acho que alguém tem que falar, alertar, para que prestem atenção no que estão fazendo, pois não sabem o qto isso prejudica a mulher e a humanidade.

    E, sim, vc falou tudo, muitas, a maioria, não se interessa pelo assunto, aliás, qdo eu falo, não gostam nem um pouco, ficam bravas comigo, me criticam, rsss. Pior, discordam, negam que seja assim, e aí eu me assusto mais ainda, rsrs.


    Um beijo pra vc. :)

    ResponderExcluir
  9. Antes as mulheres eram criadas para servi o homem e aos filhos depois.
    Hoje estão sendo criadas para se servir sem pudor.
    Os valores mudarão e foi pra pior.
    Bem que poderia ter mudado com cautela.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...