Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

sábado, 26 de maio de 2012

Como se não houvesse Hoje.





Digo no meu perfil aqui que sou aprendiz de viver.  Ao invés de me lamentar e ficar o tempo todo de  mimimi (como diz o Christian, um parceiro de blog) procuro tirar lições de tudo. Ainda que eu reclame e lastime naquele momento, depois reflito, e vejo que aprendi mais uma. No entanto, há algumas coisas que tenho certa dificuldade em aprender, e por não aprender, acabo complicando a vida. Minha filha, muito jovem, uma menina ainda, costuma me dizer que eu penso muito no amanhã, que eu deveria viver o hoje, no que ela tem toda razão. Alguém que me foi muito especial me disse: o futuro é um tempo que não existe. E hoje, depois de ler um texto da Simone Butterfly, do blog Borboleta Cinza, fiquei pensando, e percebi que tenho vivido também o ontem, pois me preocupo com o que fiz, com o que não fiz, com o que falei, com o que não falei... Assim, tenho vivido como se não houvesse o Hoje.
Preciso aprender, e de uma vez por todas, que meu hoje é a minha vida, o momento chave, porque meu hoje já foi meu amanhã, e será meu ontem, onde tudo ficará e continuará, cristalizado e imutável, e que estou desperdiçando vida com o irremediável e com o imprevisível.
Não posso mudar o meu ontem, não tenho o controle do meu amanhã, mas posso mudar e controlar o meu Hoje. Isso eu tenho que aprender.


Abaixo, o texto da Simone Butterfly:


Na semana, há dois dias maravilhosos com as quais nunca me preocupo. São dois dias em que não me permito sentir medo nem apreensões. E isso para mim é sagrado.
Um deles é o "ontem", com seus problemas, ansiedades, dores, sofrimentos, erros, falhas e equivocos. Ontem já passou  e se acha fora do meu alcance. Não posso desfazer nehum dos atos que pratiquei nem desdizer uma palavra que falei. Então tudo que se acha contido nesse dia, que se relaciona comigo - meus erros, tristezas e pesares - agora se encontra nas mãos do destino. assim como tem momentos ruins, tem momentos de agradáveis lembranças doces e suaves, que se apegam no coração do dia como um perfume de rosas, não tenho mais nada a ver com o ontem. O sol da manhã ainda irá nascer. Seja em meio a um esplendor rosado ou uma máscara de nuvens gotejantes.
O outro dia o qual também não me preocupo é o amanhã.  O amanhã , com todos os seus perigos, fardos e possiveis problemas , com a grande probabilidades de erros, falhas e equívocos, também se acha fora do meu alcance, como o seu falecido irmão, o ONTEM!


14 comentários:

  1. Depois de hoje, fiquei com medo do amanhã.
    Falo sério.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de hoje? Aconteceu alguma coisa ou você está falando da sua doença desses dias? Olha, se for isso, eu entendo perfeitamente, sei como é, também tenho meus medos...
      Se não for, não vou ser indiscreta de perguntar o que é, me diga só se você quiser.

      Obrigada por sua presença

      um beijo.

      Excluir
  2. Fico feliz por meus textos tocarem e sensibilizarem as pessoas. Isso mesmo amiga, viva o hoje intensamente e não se preocupe com o amanhã, pois Deus tem um futuro bastante promissor para as nossas vidas, beijos e ótima Semana para ti e tua família ☻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,seus textos são sensíveis e bonitos, tocam as pessoas sensíveis. Se ser sensível é defeito, então tenho esse defeito.

      Muito obrigada.

      um beijo.

      Excluir
  3. Eu sou de remoer o ontem e de me preocupar com o futuro esquecendo do agora! Isso é um karma! Aprender a viver o hoje é um dilema!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre me preocupei com o futuro me esquecendo do presente, mas ultimamente tenho pensado muito no ontem, principalmente no que eu não deveria ter feito, e no que eu poderia ter evitado.
    Se a vida é uma escola,vou me empenhar muito nessa matéria "viver o hoje". A vida fica bem mais leve.

    um beijo, Pandora.

    ResponderExcluir
  5. Lembrei de uma música linda: Velha roupa colorida que diz que "O passado é uma roupa que não nos serve mais...", o que é verdade. As vezes ficamos com a impressão de que ontem foi melhor do que hoje e que o amanhã também será melhor, mas não nos damos conta que só podemos fazer algo com o presente, que como o próprio nome diz, já é um presente. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, bem lembrado, Gilberto! E essa frase da música é a pura verdade mesmo. Eu tenho isso de pensar muito no amanhã, por um lado é até bom, mas se a gente viver em função do amanhã a vida não anda, e pior, esse amanhã nunca chega, rs... Percebo isso.
      Sobre o ontem, esse então é que não dá pra pensar, o que está feito , esta feito. Eu tenho me incomodado com o que eu poderia ter evitado, tenho alguns arrependimentos. Mas, dizem que é melhor se arrepender do que fez do que o que não fez. E continuar a pensar nisso é perder mais tempo. Então, vou aprender a viver HOJE, e deixar o resto no seu devido tempo.

      Muito obrigada, Gilberto.

      um abração pra você!

      Excluir
  6. O meu "mimimi" virou um lema na blogosfera, todo mundo quando fala disto cita meu nome. ahahahaha.
    Ligéia, este negócio de estar se preocupando excessivamente com o que já passou é totalmente inútil. Uma parceira até escreveu um post imenso e muito sábio sobre isto denominado "a culpa é inútil" e, se analisarmos com cuidado, realmente o é. Porque tais pensamentos são castradores, pessoas não possuem facilidade em perdoar por mais que você admita seus erros, como a própria Simone refletiu, palavras não podem ser desditas, então, de que vale se martirizar tanto? Gosto da expressão, aquilo que não tem remédio, remediado está.
    Quanto ao futuro, este ainda me prende um pouco, como admiti a Simone, no entanto, precisamos sempre buscar um ponto de equilíbrio, pois poderá chegar o dia em que ao percebermos, deixamos de viver nossos melhores dias porque nossos pensamentos estavam paralisados ou no passado, ou no futuro. E não há coisa mais chata do que gente que vive de passado, remoendo-se...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian... o seu "mimimi" é um sucesso! Já te falei que acho engraçado quando você fala isso,está sempre bem contextualizado, e é aí que fica engraçado rsrsrss...
      Bom , esse negócio de pensar no ontem, não vivo de passado, nem vivo o passado, e concordo com você sobre gente que vive remoendo o passado. O meu caso é de arrependimentos, por exemplo: eu poderia ter agido de outras formas, evitado alguns problemas, e etc. Mas pensar nisso é perda de tempo, porque já foi, aconteceu e pronto. Agora serve de lição.
      Pensar no futuro é bom, faz a gente ter mais cuidado com tudo, saúde, dinheiro, etc... Mas também, só se preocupar com isso também tá errado, parar o presente não dá, até porque, a gente colhe no futuro o que planta no presente. Pois é, eu sei de tudo isso, mas não estava aplicando.
      O texto da Simone me fez acordar para uma coisa que
      estava me conduzindo sem eu perceber.

      E você está certo em tudo o que disse.

      Um abraço pra você, e muito obrigada!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Vamos ver se aplico também. Já passou da hora. rs...

      Obrigada, Reiffer.

      Um abraço pra você.

      Excluir
  8. Olá Ligéia, como você citou aqui a Simone, leu o último post dela?

    ResponderExcluir
  9. Eu li, sim, Christian, deixei um recado lá pra ela.

    ResponderExcluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...