Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

domingo, 3 de junho de 2012

If I were a boy...




Estou num momento em que queria não ter nascido. Aqui dentro, uma mistura de sentimentos péssimos, doídos demais.
Queria poder falar sobre isso, aqui, porque não tenho com quem me abrir, queria desabafar mesmo, contar o que me aconteceu, e ainda está acontecendo, falar de como estou, mas, quem vai ouvir? Quem vai dizer alguma coisa? Ninguém tem essa obrigação. Não estou sendo irônica, estou falando serio. E, se eu desabafar aqui, neste espaço que criei pra falar o que eu quisesse, teoricamente,  se eu falar tudo o que estou sentindo neste espaço público, corro o risco de quem ler, pensar: xiii... essa deve ser uma desequilibrada, problemática, carente, pra ficar de mimimi no blog.
É  complicado -  pra uma mulher -  falar, desabafar, desafogar, quando necessário, sem ser rotulada.
Só vou dizer, então, que tá difícil...  Acho que isso não compromete tanto.


"Se eu fosse um garoto
Nem que fosse por um dia
Eu levantaria da cama de manhã
E sairia pra onde eu quisesse ir
Beberia cerveja com os caras..."

21 comentários:

  1. Em todos os meus momentos eu gostaria de não ter nascido rsrrrsr Eu até sorrio quando digo isso porque é uma coisa horrível de se pensar, mas eu penso...

    Ligéia, falando super sério, uma das coisas que tento mesmo não fazer é critica a forma e conteúdo que as pessoas escolhem para blogar, porque esse espaço é seu, unicamente seu, se vc quer ficar de mimimi é seu direito, se eu ou qualquer pessoa não gostamos tem aquele botão lá em cima que é super útil para isso...

    Não se deixe reprimir, o silêncio é um tipo de tortura.

    Veja, eu penso que quando o assunto é o que postamos: "E se alguém te achar louca, problema de quem achar... Se alguém disser palavras feias a você ignore, jogue no lixo eletrônico é para isso que ele existe... E se alguém ignorar, ignore também... E se alguém compreender então você vc encontrou um companheiro em um trecho dessa longa caminhada que é a vida."

    Se vc quer falar fale porque quando a gente fala/escreve é o primeiro passo para conseguir virar a página do livro e seguir em frente. É assim que eu penso é assim que procuro viver... É assim que escrevo meu blog!!!

    Cheros e boa semana para você, que coisas boas te aconteçam!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, querida, não sei o que dizer... Só consigo dizer que você é um daqueles anjos que a gente tem o privilégio de encontrar, e que não é à toa que você é tão querida.

      Você tem toda razão, a gente cria um espaço e tem que ter liberdade de expressão nele. Eu é que encano com esse negocio de desabafar aqui. Acho que o espaço é da gente, mas a gente tem que levar o leitor em consideração.

      Dizer muito obrigada a você é pouco, Pandora.

      um beijo, ou "cheros"... rs...

      excelente semana pra você!

      Excluir
  2. Ligéia,
    desculpe eu ter apagado o seu comentário aquele dia. é que quando vc disse que as pessoas sensíveis incomodam as insensíveis, achei que estava me chamando de insensível e não achei muito bom, rs... mas foi bobagem minha, pois quando criei o blog minha intenção foi que as pessoas pudessem se expressar livremente, tanto que não modero os posts.
    sobre o seu post de hoje, às vezes tudo está tão embolado, tão difícil, tão tudo, que um belo dia acordamos e - ainda que tudo continue ruim - seguimos em frente. Tudo passa.
    Olha, não acho que desabafar no blog seja uma questão de mimimi. Talvez seja justamente nessa hora que alguém vai aparecer e dizer algo legal. Ou não. rs. Mas o espaço é seu, é livre...Bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moisellemad, ok, vamos deixar isso pra lá. rs.
      Sobre continuar, sou dessa opinião também, é que a gente é forte, é durona, mas tem limites. rs. Tudo passa, sim, algumas situações podem persistir mais, mas passa. Estou fazendo tudo pra passar mais rápido.
      Muito obrigada, de verdade.

      Uma boa semana pra você.

      Excluir
  3. Desabafe, Ligeia. Todos nós precisamos falar e ter alguém que possa nos ouvir. Se não encontrar algum amigo em quem possa confiar, procure um psicólogo, pois ele é o mais adequado a te orientar. Tomara que você supere esses problemas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, psicólogos são "amigos" pagos, e caros, rs... Às vezes a gente só precisa desabafar mesmo, por pra fora tudo aquilo que está acumulado de um bom tempo. Acho que absorver tudo prejudica a vida, as coisas não andam. Por outro lado, tenho certa reserva em falar de certas coisas aqui. Vou tentar me abrir mais.

      Muito obrigada, de coração. Também pela presença constante.

      Um abração pra você.

      Excluir
  4. Ligéia, tenho vindo aqui e não tenho conseguido comentar nada.
    Quero te dizer que não importa o problema que esteja passando, tudo tem uma solução.
    E para beber cerveja com os garotos não precisa ser outro garoto. Basta ter vontade e não depender de ninguém.
    Seja forte e encare de frente. Se for o caso mande todos dá uma volta na praça.
    Vá ser feliz. Desde que não prejudique outra pesoa.
    beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. Oi Janice,isso de você não conseguir vir aqui, eu cliquei em algo e bloqueei o blog, sem querer. Só vi isso quando me alertaram.
    Me desculpe.

    Sobre a cerveja com os garotos, essa é uma estrofe da musica If I Were a Boy, da Beyoncé. O que eu quis dizer é que, se eu fosse um homem, poderia "desabafar", contar os problemas à vontade que ninguém fala que homem é problemático, (principalmente as mulheres, todas sempre têm um "colo" pra dar. rs... - Sempre digo que o pior machismo é o feminino).

    Mas, enfim...

    Tudo passa, eu sei, e tenho sido forte, mas cansa ser forte vinte e quatro horas, todo dia... rs

    Agradeço muito suas palavras. E, olha, acho que vou mesmo mandar gente dar uma volta na praça... rs.

    Muito obrigada, Janice.

    beijos e tudo de bom também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo tudo que você esta dizendo.
      Graças ao pc , superei e hoje tem coisas que para mim nem existe mais. Infelizmente tive que fazer substituições.
      Ainda tem gente que diz: ninguém é substituível.
      Espero que tudo fique nas melhores condições para você.
      Beijos!

      Excluir
    2. Janice, bom saber que ainda existem mulheres que são mulheres de verdade, que entendem outra mulher, porque a maioria é desunida. Mulheres são as criaturas mais machistas no universo. Atacam-se umas às outras, competem o tempo todo, disputam tudo, sem se importar com a união. Por isso estaremos sempre abaixo dos homens, por mais que lutemos.Mas, enfim... rs

      Que bom que você superou suas decepções da vida, isso é próprio de gente forte, fico feliz por você. Eu também sempre consigo superar, e não será desta vez que deixarei de conseguir.
      Você é muito objetiva, e muito lúcida, em poucas palavras diz muitas verdades.

      Muito obrigada pelo apoio, por sua palavra amiga, e por sua presença aqui, você é sempre muito bem vinda.

      Tudo vai ficar bem, com certeza!

      um beijo!

      Excluir
  6. Quantos marimbondos-prata foram esses que lhe feriram a alma? Há uma dor doída em suas letras que de certo modo ecoaram em mim. Se precisar de uma amigo, cá estou! E, em relação aos marimbondos-prata, esses, podem até nos picar, mas jamais poderão nos tirar a poesia dos nossos olhos.

    Forte abraço, bem apertado viu? Desses que lhe dão a certeza de que você não está sozinha.

    ResponderExcluir
  7. Victor, te agradeço muito, você é um dos raros exemplos de sensibilidade masculina (as mulheres há muito que deixaram de ser sensíveis, rs..) Felizmente, ainda existem pessoas assim.
    Sobre esses marimbondos prata, só atacam para se defender, mas existem os marimbondos prata humanos. Desses a gente tem que se afastar.

    Caro Victor, amigos são e serão sempre bem vindos!

    Meu sincero muito obrigada.


    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a tempestade tenha passado, às vezes (quase sempre rsrsrs) enfrento cada tormenta também, mas no final o Sol nasce novamente. E em relação as mulheres, sou obrigado a ressaltar que, na minha opinião, nessas minha cara amiga, a sensibilidade fica à flor da pele. São seres supremos!

      E perdoe minha errata: "uma" amigo. Na realidade é "um amigo". De vez em sempre, por escrever de pressa, me escalpam algumas letrinhas rebeldes.

      Outro abração!

      Excluir
    2. Bom, penso que "não se fazem mais mulheres sensíveis como antigamente", rs. E quando encontram uma que ainda seja sensível, colocam-lhe variados rótulos. As mulheres estão também mais machistas do que nunca. Claro, ainda existem exceções.

      Eu também me preocupo muito com erros nos comentários e posts. Quando leio o comentário que escrevi e vejo erros de digitação, eu o excluo, e digito tudo de novo. rs. Mas, você não precisa se preocupar com esses errinhos, pra mim o que importa é a mensagem.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Olá Ligéia, eu passei por esta sua fase batido. É que realmente, após um post bem furioso, você permitiu que apenas você mesma pudesse comentar e, baseado no post, acreditei que não fosse mais liberar os comentários para nós, meros mortais, que acompanham seus escritos.
    Eu vejo tantos blogues de desabafos e penso que esteja enganada. Desabafos de mulheres são muito mais aceitos em nossa sociedade machista onde temos que sempre nos mostrar fortes, firmes, ainda existe todo um preconceito a respeito do homem poder expressar dor ou algum sentimento de fraqueza, como se não fôssemos também humanos.
    E acredite-me, nem sempre é fácil ocultar, as palavras devem ser manipuladas e não muito diretas. Se você for direto, vai se aborrecer e receber rótulos bem cruéis.
    Eu, tal como você, apesar de ser a favor da liberdade da expressão, me atenho para que esta "liberdade" não se torne para mim, uma prisão.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu também gosto muito de vir aqui, pois mesmo se discordamos de algo, agimos civilizadamente e procuramos nos entender, sem um querer "converter" o outro ao seu próprio pensamento, é apenas uma troca, que pode ser útil a ambos.
    Eu entendo o seu lado quando falou sobre o negócio da mulher ser meio maternal com homens mimimis, contudo, acredito que chega um limite e todos (tanto homens quanto mulheres) cansam de mimimis.
    Por esta razão eu digo que, por vezes, é preciso driblar e desabafar através de personagens fictícios do que abertamente, porque há muito preconceito com homens que falam sobre sentimentos, fraquezas, logo é tachado pejorativamente de "viado" ou "fake de mulher" entre outros adjetivos machistas. Como disse, temos sim que camuflar, visto que parece que não somos humanos.
    Porém, pensando por você, em sua teoria, pode ser que haja homens manipuladores que percebam que a mulher tenha esta tendência de "consolo infinito" e tire proveito dela.
    Desabafar uma e outra vez acho absolutamente normal, mas ficar no mimimi o tempo inteiro, não há quem aguente.
    E no caso dos desabafos femininos que vejo na blogosfera, mesmo que seja falsidade, a mulherada toma as dores de outras sempre. Eu já li cada discurso feminista em desabafos de mulheres...
    Enfim, esta é a experiência que eu tenho, mas não descarto obviamente que haja outras, pois você tem até exemplos reais que comprovam sua teoria. Sei que comigo não acontece assim, nem quando desabafo alguns sabem ser toscos, julgando pela aparência, coisa e tal.
    Quando disse que a liberdade de expressão possa se tornar nossa prisão, não me referi somente aos leitores, me referi aos leitores de má fé, pois aqui muito fica registrado e sempre há um dedo podre preparado para lhe apontar os erros, denegrir seu espaço e sua pessoa.
    Desabafar pode ser muito bom e pode ser uma cilada também.

    ResponderExcluir
  11. Sim, Christian, entendo o que você diz. Tenho que concordar com você na parte do desabafo masculino ser interpretado como "viadagem" , ou coisa parecida, mas isso é para com outro homem, mulher não pensa assim nem de longe. Homem é humano, claro.

    Baseada em tudo o que vi aqui, em tudo o que acompanhei por alguns anos, e em tudo o que vejo também na vida, digamos, "real", é que digo que mulher é o ser mais machista que existe. No entanto, acabo de reconhecer que você tem razão, sob o seu ponto de vista; negar isso é adotar uma postura feminista, e como sou contra esse movimento, que aliás,já está muito mais que ultrapassado, totalmente fora de contexto, seria muita incoerência, pra não dizer hipocrisia.
    Há sim, o outro lado da moeda. Porém, ainda tenho uma ressalva: mulheres são solidárias com mulheres, desde que o assunto não seja um homem. Quando um homem fala mal de uma mulher para outras mulheres, quando choraminga sobre essa mulher para outras mulheres, quando se coloca como vítima dessa mulher,o machismo delas me assusta! Estou especificando o assunto justamente por reconhecer que você tem razão em seu ponto de vista. O que eu disse sobre mulheres não serem solidárias entre si foi uma visão específica, de fato não considerei outras situações.
    No mais, os dedos podres apontando pra gente existem mesmo. E estamos sujeitos a isso em qualquer lugar. Haja paciência e compreensão, rs.

    Mais uma vez, te agradeço, pela troca de visões e de experiências.


    Um abração.

    ResponderExcluir
  12. Christian, ando mesmo clicando em lugares errados. Me perdoe, sem querer excluí minha resposta ao seu primeiro comentário neste post. O mouse do meu note é muito sensível! E acontece isso.

    Desculpe, viu?

    ResponderExcluir
  13. Ahahaha, acontece. E obrigado pelo esclarecimento. Também tenho horror ao feminismo e ao machismo, não acredito em nada que seja extremo, deve haver um equilíbrio. E acho interessante seu ponto de vista quando fala tão abertamente contra o feminismo e afirma que as mulheres são os seres mais machistas, se pararmos para analisar, é verdade, afinal, na maioria das vezes, são as principais responsáveis na educação de seus filhos e vai perpetuando a coisa.

    ResponderExcluir
  14. Ah, Christian, como dá gosto compartilhar ideias com pessoas como você. Por isso gosto tanto da maioria das pessoas que comentam aqui. As mulheres são as grandes responsáveis pelo que são os homens. Mas, para sua própria infelicidade, as mulheres são os seres mais machistas que existem!

    Obrigada, e um abração.

    ResponderExcluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...