Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

domingo, 17 de junho de 2012

Mal necessário




Ontém  passei um dia nostálgico. Fiquei o tempo todo lembrando do tempo que não existia internet. Não do jeito que é hoje, tão...  acessível... (trocadilho ou questão de semântica?).
Como era boa a minha vida sem internet!! Como eu tinha sossego! Como eu era feliz e não sabia!
Estava na manicure, e enquanto ela trabalhava, eu divagava. Não sei por onde eu divagava, só sei que , em determinado momento, notei que estavam rindo, e era de mim. Disseram que dei um suspiro que veio de dentro da alma. Fiquei sem graça, e só consegui dizer  que estava longe, pensando. Eu pensava na minha vida de ultimamente.Tenho passado por umas coisas muito chatas, e devido à internet. Não que a internet tenha culpa. As pessoas têm mania de culpar a internet por um monte de coisas, mas  a culpa é da gente mesmo, a internet lá  faz alguma coisa sozinha? E eu me meto em fria até na web! Frias virtuais! Cabeça fraca?  Sei lá. Só sei que eu queria nunca ter ingressado em MSN, orkut, ou qualquer droga dessas (droga de droga mesmo).  Bom, pelo menos não me envolvi com as demais redes sociais que apareceram por aqui. A internet é uma rede que captura peixes desavisados, uma aranha cuja teia prende sem distinção de gênero, um ouro de tolo. E depois, não tem mais volta... É imprescindível ter espírito de historiador: só pesquisar, e malícia de escoteiro : sempre alerta.
Pra ser sincera, bem sincera, super sincera, nem e-mail eu deveria ter! Quem quisesse que me enviasse carta, telegrama, sinal de fumaça, código morse, whatever! Ou que se calasse para sempre.  Ok, tudo bem, não ter nem e-mail já é demais, mas ter um e-mail é estar na internet!
Viram o que a internet faz? Nunca na minha vida pensei que eu fosse capaz de dizer coisa tão idiota, patética e sem noção assim aqui!

14 comentários:

  1. Eu já pensei tudo isso várias vezes... eu não devia ter feito nada na net, devia ter me restrito ao e-mail acadêmico e as pesquisas do google, que a internet é um come tempo, te aproxima de pessoas que tendem a te deixar louca... Algumas pessoas te prometem o céu meu bem, te cativam e depois te abandonam entregue a si mesma...

    E você sofre como uma idiota por uma pessoa que vc nunca viu tão gorda, tão magra, tão branca ou tão preta...

    Mas eu pensei (as vezes ainda penso) isso porque sou emotiva, porque entendi errado muitas mensagens, me apeguei a quem não se apegou a mim... Depois vi que a culpa não foi da net foi toda minha e me senti (continuo me sentindo) muito tola!!!

    Mas, acho que foi dia, veio dia e eu aprendi algumas lições, aprendi que posso excluir pessoas, aprendi que posso sair de redes sociais se assim eu quiser como fiz com o face novamente, como deixei de usar o orkut e o Yahoo Perguntas e Respostas.

    O único problema é que pessoas não são materiais descartáveis e a gente sofre um pouquinho no processo de se desligar além de claro ficar marcada... Eu morro de medo que a novela que vivi há alguns anos atrás se repita agora que novamente vejo algumas pessoas do mundo virtual se tornando mais intimas, algumas até invadindo o mundo concreto de várias formas... Também tenho medo de errar com as pessoas daqui e fazer alguém sofrer!

    Enfim, a net é uma fonte inesgotável de paradoxos!!!

    Cheros Ligéia, e apesar dos pesares uma boa semana para você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, concordo plenamente com tudo o que você disse. Eu tenho uma história longa com a internet. Estou on line há mais de dez anos, e nesses mais de dez anos muita coisa já rolou. Conheci pessoas legais e gente maluca, fiz amigos, conheci homens para um possível relacionamento; nenhum vingou... rs - inclusive, me envolvi com um homem super bacana, que um dia foi morar na Itália - não sei se devo contar essa história aqui, até que é bem interessante... rs.

      A gente se envolve mesmo com pessoas na net, afinal, são pessoas, gente, como nós. Não caio na paranoia de achar que todo mundo mente na net. Quem mente , mente em qualquer lugar. Claro que a net facilita. Tenho algumas histórias sobre isso, rss.

      O que eu falei aqui foi um descarrego, rs. A gente precisa da net, mais do que precisa de telefone.
      Mas que às vezes a gente sobre, sofre!. rs

      Cheros, querida!

      Excluir
  2. Eu escrevi um comentário tão grande quanto um post, mas acho que não foi. Voltarei depois que moderar e se não foi mesmo, retorno para comentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não veio não, Christian, rs. Que pena! Por favor, manda de novo, quero te ouvir. rs.

      Excluir
  3. rs.. bom Ligéia, assim, vou falar o que penso, ok? acho que a net é meio viciante sim, mas nós é que damos a tônica do quanto ela vai controlar nossas vidas. quando me achei invadida demais, deletei meu facebook. e estou bem sem ele. já o blog eu gosto... enfim, foi a medida que achei certa pra mim, entende? é só vc achar a medida certa pra vc e usar da internet de uma forma que seja mais pra positiva que negativa. :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moiselle, por favor, esteja sempre à vontade para dizer o que pensa. Meu espaço sempre estará aberto para pessoas sinceras e educadas.
      A net é viciante, sim. Tanto que tem até clinicas e profissionais especializados em tratar essa dependência. Felizmente, estou longe dessa situação, mas já houve um tempo, no início, em que eu acordava e ligava o PC. rs.É uma droga! rs. Um amigo blogueiro me disse aqui que ficar sem internet é bom, purifica a alma. Eu adorei isso, porque é verdade.

      A gente dosa, mas é dose! Eu não mencionei o motivo da minha "revolta", só vou dizer que, como dizem, o buraco é(bem) mais embaixo... rs. E eu não me sinto à vontade para falar sobre o assunto aqui.

      :) bjs.

      Excluir
  4. Érr, hoje em dia a pessoa é obrigada ter e-mail para se inscrever em vestibulares e afins, fui a um evento que a barra de twitter era obrigatória e apesar de ninguém mais usar o orkut, ano passado fui abrir uma conta lá e era obrigatório ter celular, pois o código iria chegar via sms, ou seja a pessoa se torna obrigada a fazer tais contas ou possuir tais objetos, se não, é impossibilitada de agir...montaram já de certa forma uma ditadura na internet.

    Mas como vc disse a internet não é de todo mal, nem de todo boa...temos só que saber usá-la e não deixar que nesse lugar, único em que todos tem oportunidades iguais, não se elitize ou exclua alguém.

    Ana Karoline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Karoline, bom te ver aqui de novo.
      Olha, eu fiz um perfil no FB, mas não faço nada lá, está às moscas. O mesmo acontece com o twitter.Estou cansada de redes sociais, é sempre a mesma coisa: videos, fotos, bobagens em geral. Raramente aparece alguma coisa diferente, ou interessante. Nem entro lá, recebo as atualizações por e-mail e leio só o assunto, nem abro.
      A net é muito útil, sim, facilitou muito avida da gente, encurtou distâncias, a net faz parte do processo da globalização, a gente acaba precisando dela,não tem jeito. Por outro lado, é como vc falou, a gente se se sente sempre vigiado, sem privacidade. Mas, olha, como eu disse, a net não tem culpa, eu me deixei envolver por pessoas, e tenho muita saudade de quando não estava envolvida com pessoas na net. Pronto, falei! rs

      beijos!

      Excluir
  5. Também acredito que a internet é um mal necessário. Tem muitas coisas boas, mas também tem muitas ruins. Facilita nossa vida, mas por outro lado acaba complicando, pois já não se pode viver mais sem ela. Evitamos de forçar nosso cérebro para lembrar de alguma coisa e já jogamos logo no google. A internet nos deixa cada vez mais preguiçosos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, você mencionou uma coisa muito certa: a gente evita forçar o cérebro, é mais fácil consultar o deus Google, que tudo sabe, do que ler um livro,por exemplo.
      Eu não sei como as pessoas conseguem ler livro na internet, ver filmes pela internet. Eu gosto tanto de ir ao cinema, ou ver um filme no sofá, de pegar um livro nas mãos... Sei lá, acho que ando mesmo muito nostálgica. Apesar de tanta modernidade, ainda conservo meu romantismo, coisa que, pelo que percebo,já está bem ultrapassada.Creio que estou na contramão. rs


      Um abração pra vc.

      Excluir
  6. Não vou comentar para não ter que repetir o que Gilberto disse.
    Eu sou preguiçosa por natureza.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk... Ai, Janice, achei muito engraçado!... rsrsr
      Tá certo...rs.

      beijos.

      Excluir
  7. O comentário era mais ou menos como o da última postagem, onde expus minha opinião a respeito de romances e amizades virtuais.
    Acredito que o grande problema da internet são as pessoas e não ela em si, pessoas acreditam que seja tudo real demais, por vezes é, mas em grande parte, não.
    Por esta razão eu dispenso envolvimentos mais sérios, tenho um Facebook e um Twitter para divulgar meu trabalho, gosto de falar besteira com pessoas que eu percebo que não vão se apegar a mim (evito das que percebo esta tendência)e acreditar que daqui possa sair uma amizade. Porque eu sei como acabam geralmente este tipo de "amizade", no vácuo ou, nos piores casos, na calúnia e difamação.
    Prefiro me abster e me controlar. Agora que estou de férias nem era para estar aqui a esta hora, ou seja, terei que me policiar para não cair no vício, porque uma coisa leva a outra, principalmente a blogosfera e não quero acabar no Hospital das Clínicas. rs.
    Tenha uma boa sexta Ligéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o grande problema está nas pessoas. Reclamar da internet é querer se isentar da responsabilidade pelos seus erros, enganos, equívocos. A internet existe para as pessoas e "vive" das pessoas. Tudo gira em torno de pessoas. O que acontece é que às vezes a gente se envolve demais com determinada(s) pessoa(s). E aí o bicho pode pegar.

      Um boa sexta para você também, Christian, e muito obrigada, sempre.

      Excluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...