Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Amigos, amigos, Internet à parte... Ou não.



Pode não parecer, pode parecer conversa mole, blá-blá-blá de blogueira que some e aparece, sei lá, pode parecer muitas coisas, mas eu estava com saudades daqui. Estava com saudades de escrever minhas divagações e colocá-las neste lugar que criei para elas, o lugar perfeito para elas, pois em nenhum outro elas se sentiriam, e se sentem,  tão à vontade. Senti falta  de escrever, como senti! Porque só escrevendo é que converso com alguém sobre as coisas que tenho vontade de conversar, e esse "alguém" são os que vêm aqui me dar um pouco do seu tempo e de sua atenção. Nossa, parece coisa de gente carente: "tempo e atenção", é bem típico, e eu sou mesmo carente, carente de conversar, lembrando que  "conversar" não é só falar, é ouvir e responder, enfim, Conversar.
A expressão "conversar pessoalmente" soa até estranho, porque conversar pessoalmente não é mais tão natural assim, virou uma coisa antiga,caiu em desuso. Essa coisa de sentar numa roda, numa sala, numa mesa de bar, já não existe, ao menos para mim, acabou, meus amigos preferem wi-fi, me cobram por eu não responder  os SMS. Gente,  e eu lá carrego celular o tempo todo? Não uso isso a não ser quando saio de casa, sou antiga,  tenho telefone fixo, gosto de ouvir vozes...
Esse negócio de ficar digitando ao invés de falar ainda vai deixar as pessoas mudas. Meus amigos dizem que gostam muito de mim, são carinhosos comigo, mas não nos vemos mais, o wi-fi deles estraga tudo. A distância que há entre mim e meus amigos "reais" e virtuais é a mesma, e em certos momentos os amigos virtuais estão mais presentes que os "reais". Meus amigos "reais" sentem saudades,  mas nenhum deles está próximo de mim além do Facebook. É, aderi ao FB, era isso ou nada.
É por essas que ando "carente" de conversas com amigos, vigio para não ser um  daqueles seres que, se alguém disser "oi, tudo bem?", eu conto minha saga com minha solidão. Será que sou do tipo que adora uma solidão inventada? Tudo isso é normal hoje em dia e eu é que estou fora da realidade mundial?
Ainda vivo no passado... Ainda preciso de contato humano. Será que devo procurar um psicólogo? Será que ele vai me atender por Skype? Whatsapp? Será que tem wi-fi no consultório? Será que existe um lugar onde não tenha wi fi e que ninguém reclame disso?  


18 comentários:

  1. Oi Ligéia!
    Acabo de comentar um post no blog da Ana Paula (ladodeforadocoraçao.blogspot.com) que, apesar de um ângulo diferente do seu, aborda o mesmo tema e...
    Vamos "divagar" através do computador, sim, mas DEVAGAR...
    Eu também tenho medo e, por isso, costumo responder aos comentários que fazem aos meus posts.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  2. Oi Jan, que bom tê-la aqui novamente. Estou mesmo com dificuldade para me adaptar ao mundo só da virtualidade, e este "só" tem aqui uma duplicidade de sentido. Me incomoda essa virtualidade mesmo onde há realidade física. Eu concordo com você sobre divagar através do computador, mas DEVAGAR. Bem, não sei se me fiz entender nesse post, eu estou reclamando da virtualidade, da distância que há entre meus amigos e eu, pois só nos comunicamos virtualmente, sinto falta de conversas de verdade, com sons, vozes, gestos, expressões, movimento. Sinestésica como sou, isso de tempos em tempos me deprime . Queria mais proximidade física entre as pessoas, vejo que as crianças não brincam juntas mais, é triste.

    Um beijo pra você, Jan, e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ligeia
    Te entendo perfeitamente e sinto isso também, na verdade vejo muitas pessoas reclamando sobre este fato e realmente esta cada vez mais difícil encontrar os amigos para um bate papo casual. Mas será que as pessoas ainda sabem dialogar cara a cara...rs... Brincadeirinhas a parte.
    Também estava com saudades, fiquei um bom tempo off e retornando aos poucos.
    Um lindo fim de semana a você. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Verinha. Que bom que voltou também, eu também estou voltando aos poucos. sinto uma falta enorme de conversar cara a cara, de rir, de ver expressões e gestos, de ouvir vozes... rs . Acho que estou me tornando uma saudosista, se já não me tornei...

    Obrigada por vir. Beijo sincero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só você querida, acho que todos sentem esta falta de um bate papo, só não admitem ou não tem mais tempo, talvez até um comodismo. Porem acho que temos que pegar os amigos e cutucar para que retornem para uma vida mais divertida se reunindo e colocando o papo em dia.
      Até mais amiga. Beijinhos.

      Excluir
    2. Oi Verinha, desculpe pela demora em responder. Eu concordo com você. Enfim, é assim que é agora, nestes tempos.

      Obrigada por sempre estar por aqui. Estou tentando voltar pra ficar, e vou conseguir.

      um beijo.

      Excluir
    3. Olá Ligeia
      A cada dia parece mais difícil da gente se fixar por aqui, mas com calma e fazendo acontecer. Aproveitando e agradecendo o carinho e companhia neste ano que esta já chegando ao final, obrigada por tudo e que Deus a abençoe com muita paz, saúde e harmonia. Um lindo e magnifico Natal. Beijinhos.

      Excluir
  5. Ligéia te entendo perfeitamente!!! Eu tb preciso de contato humano.

    Viu eu Patrícia, sou a Cris rsrs Patrícia Cristina = Cris. Acho que minhas atualizações não aparecem para você pois vc deve (não sei tá) ser seguidora do Psicoses de Cristina. Eu alterei o nome do Blog para Pitacos de Pá. Acho que deve ser isso. Não sei te dar outra explicação. Patrícia = Zero esquerda de informática. Dá uma olhada se não é isso!

    Bêjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia Cristina, sim, eu sei que vocês são a mesma rsrsrsrs. Estou seguindo de novo o seu blog, já seguia antes, mas como nao via suas atualizações, passei a seguir de novo, acho que agora vai, vamos ver . Gosto do que você escreve e da maneira como escreve, meio engraçado , meio sério, você tem esse estilo e eu gosto.

      As pessoas perderam a noção, só se falam por internet, "in box" no FB, ou por SMS. Acho isso um saco, de ficar digitando e esperando "visualizar" e a pessoa responder. Acho que estou ficando velha.. rs.

      Um beijo!

      Excluir
  6. Ligéia, suas reflexões me deixaram melancólica... Por sorte minhas amigas mais antigas são justamente o contrario, elas não são muito de redes sociais, nos vemos pouco, mas com qualidade... Celular não é para mim sabe?!?! Acho pesado andar com ele para todos os lugares, acho chato parar de falar com quem ta olhando para mim para falar com alguém que me liga... Gosto de receber sms, mas não de todo mundo... meu celular vive perdido...

    Sabe, qual é a graça de conviver com pessoas se a gente não da atenção a elas, gosto de dar atenção as pessoas, as vezes peco com elas porque sou viajada e me desconecto da realidade, mas ai lembro e volto para conviver com elas...

    Ah, por esses dias lembrei de você, estava procurando uns livros que tivessem haver com o Halloween e lembrei do Allan Poe, ele é maravilhoso e pensar nele é lembrar de você na certa deixo o link [http://oquetemnanossaestante.blogspot.com.br/2013/10/5-livros-para-ler-no-halloween.html]!!!

    Há também vi uma outra coisa falando do Allan em um blog amigo, deixo o link tb, talvez você goste de ver http://palomaviricio.blogspot.com.br/2013/11/acao-literaria-historias.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, eu não tenho hábito de enviar SMS, eu poderia até economizar dinheiro, mas acabo ligando ao invés de mandar mensagem, nem penso, ligo e pronto, é tão natural pra mim isso.
      Tenho uma amiga que entope minha caixa de msg com SMS, eu não respondo e ela me cobra, mas também, se eu for responder as msg dela, acaba virando um bate papo via celular, e eu não tenho paciência pra isso, nem tempo. Quem quiser mesmo falar comigo, me ligue.
      Acho que a virtualidade é boa quando não há possibilidade de estar perto, ou de se falar pelo telefone. Prefiro o contato, pele, voz... rs.

      Considere-se uma privilegia da por ter amizades assim, bem de pertinho.

      Olha.. A - DO- REI que você se lembra de mim cada vez que ouve ou lê o nome de Poe. Ele é meu amor do passado, de outra época e século, uma paixão de duzentos anos... rs. Ele é mesmo maravilhoso.
      Vou visitar esses links, muito obrigada, Pandora. beijo. Saudade, viu?

      Excluir
    2. Ligéia só passando para te deixar os meus melhores desejos para 2014, que você sonhe e realize. Cheros mil...

      Excluir
  7. Ligeia,

    Prefiro conversar pessoalmente com os amigos. Não gosto muito de facebook, nem msn (ainda existe isso?), webcan... Só se não tiver como encontrar-me com eles, como os amigos virtuais.

    Abraço forte.

    ResponderExcluir
  8. Gilberto, querido, O FB foi a maneira que encontrei de estar "perto" dos amigos, já que todos eles têm um perfil lá e que só assim mesmo pra gente se comunicar. Quando "apareci" no FB eles me deram calorosas boas vindas, dizendo "que bom, faltava você aqui", só fiz isso para não me sentir tão isolada. Eu também prefiro conversar pessoalmente.

    Não, não existe mais MSN, rsrs, agora é o Skype rs.

    Um beijo, Gilberto.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ligéia. Também percebi que o facebook foi o único meio de manter contato com os amigos distantes, e isso de alguma forma me enriqueceu. Mas sempre que possível uso o Face para marcar encontros... reais. Há o que substitua isso? Psicólogo precisa quem prefere viver sempre atrás de uma máquina.
    Natal de luz, paz, 2014 recheado de bons contatos humanos, de criatividade, sucesso e conquistas. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, concordo com exatamente tudo o que você disse sobre o FB . Não, não há nada que substitua os encontros reais. E sobre viver sempre atrás de uma máquina, acho que isso é uma mistura de falta do que fazer, preguiça e recalques.

      Um beijo. Feliz 2014!

      Excluir
  10. Passando para lhe desejar um feliz ano novo, claro que com tudo que há de melhor e o mais principal é que a esperança de um ano bem melhor esteja por vir, acredito que no próximo ano estejamos aqui e que o tempo seja nosso amigo.
    Obrigada por sua linda companhia.
    Muito carinho, beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Verinha, um Feliz 2014 para você, sua linda! Muito obrigada pelo carinho. Conto com nossos compartilhamentos neste ano! Estarei aqui de agora em diante.
    Um bejio!

    ResponderExcluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...