Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Precisava ser Clarice Lispector...



Ah aquele impulso... Aquela coisa, Inspiração é que se chama?  Repente? Surto? Ataque? Necessidade! Necessidade daquela coisa de nome Escrever...  
As palavras vêem, chegam, primeiro uma, depois outra, e depois... (explosão) todas a um mesmo tempo, crianças barulhentas, indisciplinadas, atropelando-se, competindo, sem ordem, gritando...  
A pena vai... Rabisca, risca, rabisca de novo, tentativas de acalmar aquelas crianças fugidas de algum lugar do coração onde ficam os sentimentos. Os mais revoltos sentimentos. Quero domá-las, ordená-las em frases, mas... 
É preciso ser fada.... Encantá-las, as palavras crianças...


Hoje eu precisava muito ser Clarice Lispector.


32 comentários:

  1. Escrever é uma arte interessante. Há vezes que dá um branco total e as vezes nos vem tantas ideias, porém, desconexas que não sabemos o que fazer com elas. Eu faço o seguinte, vou escrevendo como dá, depois vejo o que sai do engodo. Costuma dar certo. rs.
    Desculpe não haver respondido a tempo sobre a Blogagem dos filmes, estava apenas moderando e comentando poucos blogues. Espero que algum tenha lhe interessado, eu achei todos interessantíssimos e sei que a maioria não é do conhecimento de muitos. Pessoas me chamaram de culto, eu me chamo de curioso. Quando um tema me interessa, me informo sobre filmes e livros a respeito. Apenas isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei um tempo nesse bramco total, sem ideias e sem inspiração.Escrevi contos e poemas e publiquei aqui (um dia gostaria que você lesse um, ou alguns, dos meus contos, para uma opinião), numa época de grande ispiração. Depois veio um hiato criativo, agora, estou numa fase de criar de novo, mas acontecem coisas que me fazem retroceder na inspiração, e, se bem me conheço, durante um tempo só vou me inspirar nisso, ou seja, um mimimi danado!...Porque estou inconformada, uma inconformação de idealista, inutilmente revoltada.

      Também dizem que sou culta, e eu digo que todo mundo pode ser "culto", desde que leia. Eu sou auto didata, e como você, pesquiso sobre o que me interessa.

      Sobre a blogagem dos filmes, não tem do que se desculpar. Eu não tinha entendido direito. Achei que você é que estava promovendo a blogagem. Adoro filmes, adoro cinema, esse é um tema pelo qual me interesso e muito. Gosto muito de ler blogs sobre cinema.
      Me desculpe você pela brincadeira no comentário. E, é claro que sou bem mais antiga do que aquilo que eu mencionei lá, rs... Até preparei um post sobre isso, não postei porque não participei da blogagem.
      Obrigada, Christian, um ótimo domingo pra você.

      Excluir
  2. Eu adorava ler os escritos da Clarice Lispector, mas já faz um tempo que não mais contato com a obra dela, acho curioso o fenômeno que se desenvolve nas redes sociais, atribuem a ela citações que qualquer um com um mínimo de conhecimento de sua obra saberia distinguir que são falsas...

    Ah, gostei muito do teu texto!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno. Eu sou apaixonada por literatura, e Clarice não poderia deixar de estar entre as minhas preferências, embora eu goste demais de Lygia Fagundes Telles também (tive a honra e o prazer de conhece-la pessoalmente, e de conversar com ela). Clarice consegue ser suave e visceral ao mesmo tempo. E no momento em que escrevi esse texto era exatamente assim que eu estava precisando ser, eu queria escrever sobre o que eu sentia naquela hora sendo suave e visceral, rs, Imagine! Acabou que nem escrevi nada, muito menos de suave e visceral... Óbvio!
      Minha criatividade estava em desordem, uma desordem íntima.
      Também não entendo esse fenômeno que rola na internet. Pessoas atribuem frases e textos a escritores consagrados, não sei com qual intensão. Como se esses escritores necessitassem disso ou de escritores fantasmas para escrever por eles. Fora os que postam frases que julgam adequadas às suas personalidades, sem nunca ter lido um livro sequer do autor, ou sobre o autor, sem conhecer o fundamento filosófico da frase, sem ter a menor ideia do contexto em que ela foi escrita.

      Que bom que gostou do texto. Muito obrigada.

      Um abraço pra você.

      Excluir
  3. Acho que todo mundo com alma de poeta tem o seu dia Clarice Lispector.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonio! Até que enfim... rs.


      Espero ansiosa por esse dia... rsrs ;)

      um abração!

      Excluir
  4. Sabe, não sou muito fã da Clarice, mas reconheço toda sua profundidade e força expressiva. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei da sua preferência por literatura estrangeira, Reiffer.
      Eu também gosto demais.
      Não há como definir Clarice, não há como não se envolver com ela, na sua profundidade e força expressiva (você disse muito bem).

      abração.

      Excluir
  5. Nós precisavamos Ligéia!!! Queria encontrar muitas palavras para escrever nesse momento!!!

    Cheros, Pandora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha,Pandora, tomara que seja verdade o que o Antonio falou.
      E eu não vou deixar escapar esse dia, rs.

      Cheros too!

      Excluir
    2. Eu assinaria também,
      se soubesse como ela ento(r)nar todos os motivos como se fossem pétalas sem espinhos.

      Excluir
  6. Adoro Clarice Lispector! Sua obra é maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil não gostar do que e de como ela escreve.

      Um abraço, Gilberto.

      Excluir
  7. Seja por vários dias. Não importa o tempo do desejo nem o volume.
    Importa que seja feliz.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia de fada já estava bom pra mim, Janice. E eu ia aproveitar muito bem! rss. ;)

      Um beijo!

      Excluir
  8. Olá, Ligéia.
    Ainda não li nada da Clarice, e começo a acreditar que estou perdendo muito com isso.
    Acredito que não tenhamos controle sobre nossa inspiração para escrever ou criar (essa coisa de "marcar uma hora para escrever", pelo menos comigo, não funciona), e que devemos aprender a lidar com isso.
    Sobre o que você falou das histórias infantis, creio que a versão que conhecemos delas atualmente seja mais light do que elas eram originalmente (um bom exemplo disso é citado na saga A Casa de Bonecas, da excelente hq Sandman, onde é contada uma versão mais assustadora da história de Chapeuzinho Vermelho).
    Abraço, Ligéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacques. Olha, eu penso que conhecer, ao menos um pouco da obra de Clarice enriquece muito. Ela está entre meus escritores preferidos.
      Com toda certeza não existe a coisa da hora marcada para escrever, as ideias vêem sem aviso, mas sempre vêem de algum ponto, de algo que nos inspira, que tanto pode ser algo que vimos, ou o que estamos sentindo no momento. Bom, pelo menos comigo é assim, rs.
      Quanto às histórias, agora fiquei curiosa sobre A Casa das Bonecas, porque gosto muito de uma série de TV chamada Grimm (só o nome da série já é bem sugestivo...), cujo tema gira em torno de crimes baseados nos contos de fada, e é bem assustadora também.

      Obrigada, e um abraço pra você.

      Excluir
    2. Boa tarde, Ligéia.
      Eu só ouvi falar dessa série, mas nunca a assisti; uma outra série que talvez gostes é Once Upon a Time, onde personagens dos contos de fada vivem em uma cidade em nosso mundo.
      Nessa mesma temática, uma hq que eu te indico é Fábulas (http://quadrinhosinglorios.blogspot.com.br/search/label/Fables), que já ganhou diversos prêmios e acho simplesmente genial; Sandman é considerada a obra máxima do escritor inglês Neil Gaiman (Coraline, Stardust, Deuses Americanos, Belas Maldições, Os Filhos de Anansi), e dá pra gravar aqui
      http://www.vertigemhq.blogspot.com/search/label/Sandman
      http://aspasnoir.blogspot.com/search/label/Sandman
      Para ler as hqs, use o Programa CDisplay, disponível na página Vertigem ao alto e à direita da página central.
      Espero que gostes da leitura.
      braço, Ligéia.

      Excluir
    3. Olá, Jacques. Eu já vi a chamada de Once Upon A Time, mas ainda não consegui ver um episodio, porque, quando pego, já está na metade, e aí é ruim, a gente não entende nada, rs. Tenho muita curiosidade de ver um episódio completo, e de seguir a série. Grimm passa mais tarde, e aí já dá pra eu ver. Vou dar uma olhada nas suas indicações. É muito bom trocar informações sobre temas que nos interessam.
      Muito obrigada!

      um abraço.

      Excluir
  9. Mas vc já é a Ligéia e escreve muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhaa... Brigada Moiselle!... Fiz esse texto querendo saber escrever como ela, para postar uma revolta sobre uma coisa (ainda estou revoltada com essa coisa!) de modo profundo e sem cair no mimimi... Entende? rs...

      Agradeço muito o que você disse.

      bjos!

      Excluir
    2. kkk..de revolta eu entendo bem... vide meu último post..haha bjs

      Excluir
    3. Eu vi... Afff... Achei melhor nem falar nada... kkkk

      bjos!

      Excluir
  10. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    Eu gosto da Clarice.
    Em Clarice, embora existam momentos de análise psicológica, o eixo problemático desloca-se para dar forma ao choque do encontro com o outro e com a própria linguagem. E é isso que sentimos quando temos que procurar as palavras, e quando não as achamos, tudo não passam de pobres carcaças de palavras a lutarem, quase sempre sem sucesso, para transmitir algum perfume mais forte do mistério poético... a escrita é tão instável, como o nosso controle na procura das palavras...
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Pelos comentários!
    Boa quinta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Felisberto. Você disse tudo sobre procurar as palavras e não encontrá-las. Eu estava exatamente assim quando postei esse texto. Queria escrever sobre algo que estava me causando uma revolta danada, e queria falar disso de forma profunda, inteligente, que causasse um efeito em mim própria... entende? rs. Ninguém jamais será Clarice, Fui irônica comigo mesma e com a minha revolta.

      Eu que te agradeço pela presença e comentários, Felisberto.
      Uma boa quinta também!

      Um abraço pra você.

      Excluir
  11. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    Ligéia...
    tal como procurar palavras para escrever, dizem que o Poeta ( que um dia pretendo ser) é a Poesia que Deus criou .. Ser de sensibilidade aflorada que verseja sonhos que muitos querem sonhar. Faz da ilusão maravilhosa estória de Amor... Mostra, nas entrelinhas do seu poetar, o brilho, no olhar, quando fala de amor. Declama com alma, a grandiosidade do verbo amar que, muitas vezes, é apenas um sonho que vive a sonhar, mas, que faz REVIVER, em ALGUÉM, os que deixaram ficar por não saberem amar...
    portanto, JÁ tinha percebido OS seus sensíveis comentários...rsrs
    Boa quinta feira!
    obrigado pelo carinho da visita
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felisberto, há coisas que escrevo em que coloco um pouco, às vezes muito, de mim, mas fica imperceptível. Bom, pelo menos eu acho que fica imperceptível, rs. Não é todo mundo que lê entrelinhas.

      Eu é que te agradeço, Felisberto.

      Um abraço pra você.

      Excluir
  12. Olá Ligéia, boa noite!!

    Antes, quero agradecer a sua visita ao Sementes Preciosas, e ao comentário amigo, que deixou por lá, muito obrigada, querida!

    Gostei demais do teu texto. Inteligente, conciso, e ao mesmo tempo denotando grande sensibilidade.
    As palavras exercem grande fascínio em quem as ama, Ligéia, e por isso, por vibrarem magia, nos sentimos, as vezes, pobres pra lidar com elas...Entretanto, para nos tornarmos íntimas das palavras, preciso é que as vasculhemos, em muitas e muitas obras, para mergulharmos nelas, e elas em nós!
    Eu também gostaria às vezes, de ser Clarice Lispector, a quem admiro a obra, profundamente, e dependendo do momento, adoraria ser Cecília Meireles, a quem sou fã de carteirinha, e em muitos momentos, gostaria da sagacidade de Cora Coralina, tudo pra poder expressar com maestria, sentimentos e pensamentos, que perambulam pelo meu interior...


    Beijinhos pra ti, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu, boa noite!

      Grande verdade o que você disse sobre o fascínio das palavras. Eu gosto muito de escrever, de criar, e em determinados momentos, as palavras me salvam, porque é com elas que me confesso, que me alivio das tensões, revoltas, e tristezas. Mas às vezes me sinto pobre mesmo para lidar com elas, ou impotente diante da minha própria incapacidade de transmitir sem ser pobre...
      Bem, não sei se deu pra entender, mas é assim... rs

      Muito obrigada, Lu. Adorei te ver aqui!
      um beijo!

      Excluir
  13. Ligéia, querida!
    Lindo texto! Pois te digo, você está a caminho de sê-la!
    Gostei do tom intimista, muito bem escrito e engendrado, fiquei pensando nas crianças e em toda a amplidão de significados que você propõe aqui.

    Parabéns!
    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cissa

      Que bom te ver aqui! Estou a anos luz de ser Clarice, mas sonhar pode, não é?... rs.
      Não sou poeta, mas tenho alma de poeta, então, espero pelo meu dia Clarice, como disse o Antonio Nahud rs...

      Muito obrigada, Cissa!

      beijos!

      Excluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...