Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

domingo, 22 de abril de 2012

Cansaço



O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada
Cansaço assim mesmo,
Ele mesmo,
Cansaço.

A sutileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto alguém.
Essas coisas todas
Essas e o que faz falta nelas eternamente

Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada
Três tipos de idealistas, e eu, nenhum deles
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim, só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade, infecundo,
cansaço,
Um supremíssimo cansaço.
Íssimo, íssimo, íssimo,
Cansaço...


(Fernando Pessoa)


Há um tempo postei esse poema no meu antigo blog, e hoje ele veio até mim, novamente. É ele que pode dizer exatamente como me sinto, neste momento.
Perdoem este instante de íssimo, íssimo, íssimo cansaço...

16 comentários:

  1. Também ando cansado,
    principalmente de me cansar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Herculano. Até cansar cansa.
      To cansada de me cansar também!

      Excluir
  2. Eu amo Fernando Pessoa desde pequenininha, bem, eu não cresci muito, mas meu amor por ele cresceu!!!

    Amo esse poema e lembro dele vez em sempre, eu sofro de cansaço, é quase um tipo de doença!

    "Há sem dúvida quem ame o infinito,
    Há sem dúvida quem deseje o impossível,
    Há sem dúvida quem não queira nada
    Três tipos de idealistas, e eu, nenhum deles
    Porque eu amo infinitamente o finito,
    Porque eu desejo impossivelmente o possível,
    Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
    Ou até se não puder ser..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei do que você fala,Pandora, parece uma espécie de insatisfação crônica. No meu caso, é um cansaço de coisas cansativas demais, coisas que vêm de pessoas, não é crônico, mas é longo e incômodo.
      Pandora, você é um amor de menina. Gosto demais quando vem aqui e expõe sua sensibilidade.

      Obrigada.

      Excluir
  3. Cansaço... Esta é a palavra que me descreve hoje. Um cansaço mental, creio. Escrevi um conto muito denso, profundo e não, não foi exatamente ele que me cansou. Estou cansando demais de lidar com pessoas, seja no real ou no virtual, entretanto, no virtual as pessoas parecem perder a noção do que fazem ou se revelam como são.
    Sem mais, apenas não entendo como há gente que consegue achar graça de certas coisas que eu jamais acharia e venderia minha alma ao diabo se elas achariam graça se ocorressem com um filho, um parente ou com elas mesmas.

    ResponderExcluir
  4. Depois retorno para ler os outros posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu não entendo gente que diz ser algo que está longe de ser, ao mesmo tempo em que atira pessoas na lama, sem conhecê-las de verdade, e faz isso se escondendo no anonimato. Isso só é possível no virtual mesmo. Aqui também é muito fácil enganar, falar, falar, falar sem dizer nada de útil,e ser aplaudido por gente vazia até de si mesmo. Aqui é muito fácil ser agredido de graça,e ser julgado de graça por um bando de gente que nem tem ideia de quem você é, por gente que não enxerga uma letra além do que está escrito.
      O que você disse tem muito ver com o que acabo de dizer também, é aquela história da pimenta nos olhos alheios...

      Volta, sim, Christian, gosto muito do que você diz.

      Excluir
  5. Meus queridos amigos, este século está sendo especialmente cansativo!...

    ResponderExcluir
  6. Entendo bem como é esse cansaço. A gente cansa até de cansar, de sentir certas coisas e viver certas situações.
    Te desejo dias melhores e menos cansaço.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Ah, Vinicius, o cansaço é de tanta coisa... :(

    Bom te ver aqui, obrigada. ;)

    ResponderExcluir
  8. Belo poema esse de Fernando (como todos os outros, é claro). Às vezes também me sinto extremamente cansado. Por todo o tempo perdido, pelas coisas que lutei e depois que consegui vi que não valeram a pena, pelas pessoas que não mereciam o meu esforço, pelos que não me entendem ou não entendem nada. Lembro de uma música da Legião Urbana: "Meu coração não quer deixar, o meu corpo descansar..." Abraços.

    ResponderExcluir
  9. "...pelas pessoas que não mereciam o meu esforço, pelos que não me entendem ou que não entendem nada..."
    Acho que você disse tudo nesse comentário. E a música do Legião é perfeita! Muito bem citado.

    Gostei demais, Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Raramente meu corpo pede descanso.
    Já que penso muita besteira a cabeça é que quer que eu pare.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Chega uma hora que a gente se cansa de um monte de coisas: daquilo que não tem jeito de mudar, de pessoas que sugam as nossas energias, de tanta negatividade, de tanta confusão, e como disse muito bem o Herculano, cansa até de se cansar.
    Pensa muita besteira e a cabeça quer que você pare foi ótimo! rsrsrsrs...!

    Obrigada, Janice.
    bjos.

    ResponderExcluir
  12. Esse meu tio Fernando pessoa era muito sábio né rs,rs! Estamos na mesma sintonia, também estou cansadinha he,he! beijos flor

    ResponderExcluir
  13. Oi, querida! Ah esse seu "tio", rs... Sempre diz coisas lindas e verdadeiras, com a alma, não só de poeta, mas de um homem de espírito elevado.

    um beijo.

    ResponderExcluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...