Detesto que me roubem a solidão sem me dar em troca verdadeiramente companhia. (Friedrich Nietzsche).

sábado, 7 de abril de 2012

Malhação

 

Hoje, sábado de Aleluia, apesar do dia já estar no seu final, quero falar sobre algo que sempre me incomoda nesse dia. Me incomoda porque a incoerência sempre me incomoda.

Não sou leitora da Bíblia, embora pense que deveria ser, não por motivos religiosos, mas para adquirir os muitos conhecimentos que esse livro transmite. A Bíblia, além de ser o livro das leis divinas, ou de ensinamentos cristãos, é um valiosíssimo documento histórico, material  interminável de estudos,  e o best seller mais traduzido e vendido da história
Sei que a Bíblia é um livro sagrado, e o respeito como tal. O que não me impede de fazer perguntas do tipo "por que?", e principalmente "como?".  Algo como perguntar à Ciência: se o pernilongo voa, por que tem tanta perna?

Penso que a Bíblia deve falar através de metáforas e alegorias, o que cada um interpreta à sua maneira. Que me perdoem a ignorância no assunto, eu não entendo mesmo de  Bíblia, e me perdoem também os que acham que estou cometendo heresia. Acreditem, não há maldade no que digo, nem desrespeito. É que não consigo entender certas passagens ao pé da letra, daí fico procurando o sentido do que está escritto.
Jonas e a baleia, por exemplo. " O Senhor fez que ali se encontrasse um grande peixe para engolir Jonas, e este esteve três dias e três noites no ventre do peixe. (Jonas, 2:1).
Onde está escrito baleia? Baleia é peixe?
Segundo o que está escrito, Deus ordenou a Jonas que fosse até Nínive para levar Sua palavra  aos homens, que estavam desobedecendo Suas leis. Jonas o desobedeceu, não estava nem aí para aquele povo, e não queria que esse povo se voltasse contra a  sua gente. Jonas se escondeu no porão de um navio (tolinho...), mas, como todo mundo sabe (menos Jonas...) Deus estava vendo tudo, e enviou  o peixe para engolir Jonas e levá-lo até a praia, para que ele fizesse o que lhe foi ordenado. Jonas foi regurgitado, e como não gostou nada da viagem na barriga do peixe-baleia, tratou logo de fazer o que era pra ser feito.
Essa é, resumidamente, a história de Jonas (e a "baleia"...).
Acontece que a Ciência explica que os peixes precisam triturar o alimento antes de engolir, pois sua garganta é estreita demais para engolir coisas inteiras, e que as baleias possuem um "filtro" que filtra os peixes maiores, porque elas não conseguem engolir nada com mais de um quilo. Mesmo que Jonas fosse anoréxico, não pesaria um quilo. Como, então, o peixe (ou baleia) engoliu Jonas?
Esse questionamento pode ser até banal diante da importância de se refletir sobre qual seria o significado dessa passagem - ninguém pode fugir do seu destino? A justiça de Deus é implacável? Temos uma missão aqui e temos que cumprí-la?
O questionamento pode ser banal, assim como outros do tipo, mas o "grande peixe" está lá, no Livro dos Livros.

A Bíblia foi reescrita várias vezes através dos milênios, o que já me parece bem suspeito, e foi traduzida incontáveis vezes, comumente de acordo com a interpretação de quem traduziu, segundo sua cultura e crença, isso sem mencionar "conveniência". Em Tradução isso é chamado de "telefone sem fio", passa de um para  outro, e cada um fala (traduz) segundo sua própria interpretação ou pensamento.
Não estou insinuando que a Bíblia é uma fraude, de maneira alguma! Repito que respeito a Bíblia como o livro sagrado que é. Me refiro à possibilidade de equivocadas e ou tendenciosas traduções e interpretações que dela fizeram, e ainda fazem
Mas, não vou me estender mais nisso. É um terreno minado, com pontos de areia movediça.

Quem realmente me levou a  este post não foi Jonas, foi Judas. E agora vem o que me incomoda no sábado de Aleluia. (Aleluia!).
De acordo com a Bíblia, Judas traiu Jesus, delatando-o por "trinta dinheiros". Por isso, Judas é malhado até hoje. Me lembro que quando criança, sábado de Aleluia era dia de eu ver bonecos amarrados em postes, representando Judas, e uma turba de homens, mulheres e crianças (crianças!) surrando e torturando o traidor, feito uma farra do boi, que já é pura selvageria.  E o povo ria. O empenho naquilo era tanto que parecia algo pessoal contra o próprio boneco, concebido para ser judiado, torturado e destruído (onde foi que já vimos isso mesmo?...). Parecia uma satisfação  íntima, e mórbida...  Eu via aquilo e "aquilo" me assustava, mas eu sabia que "ele" estava sendo castigado por ter traído Jesus -  foi o que me ensinaram no catecismo. Hoje vejo a mesma cena pela TV, nos jornais, pela internet. Mas, peraí... O Cristianismo não prega o perdão? Não prega que não se pode fazer justiça com as próprias mãos? Não é contra vingança, violência, crueldade? Onde está a coerência? Por que "malhar " Judas se Jesus pregava exatamente o contrário? Devem ter muita moral para tanto, mais moral do que o próprio Cristo!
Falam em "tradição". Tradição que me remete aos tempos bíblicos, em que se julgava e apedrejava em praça pública, em que os espetáculos de linchamento eram diversão. Tempos bíblicos? Ainda se faz isso, e quando não é em nome da "moral", é em nome de Deus.

Será que não estava na hora de Deus mandar um Jonas para dizer que não é  nada disso, que niguém entendeu nada...?   

Acho que quem não entende nada sou eu.




17 comentários:

  1. Achei graça no pernilongo, tbm acho que o sapo deveria ter molas no lugar das pernas. rsrsr
    A história de Jonas é muito parecida com a de Pinóquio. Conhece? "Ele" não pediu a Jonas, "Ele" ordenou. E Jonas contra a escravidão não queria obedecer, foi punido e obrigado a executar a ordem.
    A igreja coloca Deus como uma pessoa vingativa. O linchamento de Judas é o mesmo que incitação a violência "legalizada". Posso tá errada em tudo!!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Janice. Você não está errada em nada. É exatamente isso. Colocam Deus como tirano, vingativo e justiceiro. E a malhação de Judas é mesmo uma incitação à violência!

      E vai ver o sapo tem mesmo molas nos pés, embutidas... rs...

      bjos!

      Excluir
  2. Oi, Ligéia. Gostei muito do seu texto. Fiquei pensando durante alguns minutos antes de escrever uma única palavra no atual comentário. A bíblia é um livro de difícil interpretação para grande parte dos leitores. Por exemplo: o diabo, no antigo testamento é retratado de uma forma; no novo testamento, de outra forma, etc. Enfim... Fiquei muito feliz ao encontrar um blog tão inteligente quanto o seu. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ligéia. Gostei mito do seu blog. Fiquei pensando durante muito tempo antes de escrevr esse atual comentário. A bíblia é um livro de difícil interpretação para grande parte dos leitores. Por exemplo: o diabo é retratado de maneira diferente em diferentes livros da bíblia. Enfim... Gostei imensamente do seu blog, que é um exemplo de inteligência e sensibilidade. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Xisto. Esse é um tema complexo e delicado (sobre a Bíblia). Cada um entende a seu modo. Eu, quando entendo, entendo do meu, rs.
    Que bom que gostou daqui. Seja muito bem vindo! Te agradeço imensamente pelo que disse.

    Abraços também.

    ResponderExcluir
  5. Ligéia, esta conversa rende. Eu já fui chamado de herege, ameaçado sutilmente por "cristãos" por haver defendido como seres humanos homossexuais e bissexuais, já recebi coisas impublicáveis que você não imagina por certa vez ter criticado esta pregação massiva na internet. Sempre as mesmas desculpas, "não agradou, bloqueia". Bloquear depois da coisa feita, não adianta. É como comparei, na vida real, eu abro a porta da minha casa para pregadores se eu quiser, no virtual, não tem como escapar, é como se eles entrassem em minha casa, sentassem no meu sofá, pusessem os pés na mesa de centro e começassem seus blá-blá-blás.
    Respeito a Bíblia, não sou ateu, contudo, ao ler, também me vem muitos questionamentos, até onde Deus é tão misericordioso quanto pregam se, ao lermos as Escrituras, contradiz?
    Em minha opinião, não existe o livre-arbítrio. Desde quando é livre-arbítrio você optar por outra coisa para ser "lançado no fogo do inferno?"
    A Bíblia é muito complicada de se interpretar, demais.
    Quanto a Judas, ele também tinha uma missão, afinal, se ele não traísse a Jesus, alguém o teria de trair, caso contrário, Jesus não seria crucificado para nos salvar. Outra coisa um tanto complicada de entender. Por que tanta dor? Tanto sacrifício? Se Deus é o Todo Poderoso e de Infinita Misericórdia, podia simplesmente criar uma nova aliança.
    Eu tive que acompanhar minha mãe na Sexta Feira Santa e ver a imagem de um homem ali, deitado, crucificado, sangrando... é deprimente.
    Eu acredito que minha fé não esteja mesmo lá estas coisas. rs.
    Muito pertinente seu texto, também nunca entendi esta passagem de Jonas, tampouco o Livro de Jó, onde Deus (que sabe de todas as coisas) deixa Lúcifer detonar um homem bom e justo apenas para "provar" ao diabo que o homem é fiel. Por que Deus teria que provar algo a um inferior?
    Enfim, questões que se não pararmos, não paramos de questionar.
    Excelente post.

    ResponderExcluir
  6. Christian, sobre os pregadores, eu não gosto de ouvi-los. Eu sei que estão fazendo o que a igreja deles manda, mas eu não quero ouvir, porque vou entrar em discussão com eles, uma discussão inútil. Os argumentos não me convencem. Uma amiga minha, de infância, morreu jovem e deixou filhos porque sua igreja não permitia fazer transfusão de sangue... Acredita nisso? Fora o negócio do dinheiro...
    Sou agnóstica, porque nenhuma religião que conheci me pareceu coerente. A que mais se aproxima de uma coerência, pra mim, é o Espiritismo, e mesmo assim tenho muitos questionamentos.
    Eu acredito no livre arbítrio, aliás acho que é exatamente isso que vai contra as religiões. Não existe pecado, existem escolhas. É tudo muito simples, e lógico. A gente escolhe o que quer fazer, e arca com as consequências,só isso. Não acredito em destino. Não tem essa de céu e inferno. Tem gente que passa a vida culpando os outros pelas suas desgraças, só que os problemas estão nas escolhas que a pessoa fez ao longo da vida. Pode até demorar, mas uma hora surge um efeito. Acredito que Deus seja a Lei de Causa e Efeito, e também a Consciência. É a Consciência que está em todos os lugares, não há como fugir ou se esconder dela.
    Acho meio estranho afirmar que a Bíblia que conhecemos é a expressão da verdade dos fatos. A verdade mesmo só poderia estar no texto original. É a questão da tradução, do "telefone sem fio" que mencionei.
    Sobre a malhação de Judas, é tudo uma grande contradição, uma hipocrisia sem tamanho. Penso que as pessoas que fazem isso são iguais àquelas que condenaram Jesus e o crucificaram. No fim, são todos iguais, "não sabem o que fazem".

    Ótimo o seu comentário, Christian! Como sempre
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Também não entendo bem certas passagens da Bíblia. Com certeza as várias traduções fizeram com que algumas coisas fossem distorcidas ou adaptadas ao gosto do tradutor. Infelizmente apesar de ser católico praticante também não costumo ler a bíblia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Gilberto. Você captou bem. E não é só com a Bíblia que acontece, acontece com todo tipo de tradução literária.
      Acho que muito pouca gente lê a Bíblia. Nesse sentido, creio que os evangélicos sejam mais fiéis.

      Muito brigada, Gilberto.

      Abração!

      Excluir
  8. A cena das pessoas surrando o boneco sempre é engraçada, mas eu discordo quando vc generaliza, dizendo que "os cristãos" tem essa tradição, talves alguns cristãos sim, mas não especificamente os católicos, ou qualquer que seja a religião. Geralmente vejo os Judas bonecos com caras em bares, ou pessoas que não são fervorosamente vinculadas a qualquer religião, dizem-se de alguma mas não praticam, entende??

    Gostei muito dessa divagação, bj
    ana karoline.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana Karoline, entendo sim. E você está certa.
    Mas eu não me referi aos cristãos quando falei sobre a tradição, me referi ao que ouvimos falar na TV e jornais, que isso é uma "tradição". Também ouvimos que a farra do boi é uma tradição; Mas, que droga de tradições são essas que incitam à violência - e uma violência que diverte - que incitam à se fazer justiça com as próprias mãos, e à crueldade com animais? Qual a coerência entre pregar perdão e bondade e malhar (linchar)uma pessoa e perseguir e torturar animais?Qual o sentido disso? É uma selvageria, digno das bestas, não de seres humanos. Por outro lado, eu suponho que quem malha Judas é Cristão. Ou não? Ou está lá só pela farra? Se for isso, é pior ainda! Bom, pensando bem, nem sei o que é pior. Claro que tem cristãos que não são assim. Eu mesma, sou Cristã, não por religião. Jesus não era católico, nem evangélico, nem espírita. Ele era um Homem puro e justo, que pregava a igualdade, a bondade,o perdão, a humildade. Não precisa ser religioso pra seguir esses ensinamentos. Jesus foi uma vítima da manipulação por interesses de poder, já que ele atraía as massas. A Bíblia diz que Jesus morreu para nos salvar. Se for assim, ele foi traído não só por Judas, a Humanidade o traiu também, pois estão fazendo exatamente o contrário do que ele pregou. É assim que penso.
    Eu penso também que as múltiplas traduções da Bíblia foram sendo, digamos, "adaptadas" segundo os critérios (e interesses) de quem a traduzia.

    Me desculpe se fiz parecer que era uma "malhação" a cristãos ou ao Cristianismo, não foi isso, acredite. A coisa é muito mais ampla.

    É muito bom quando as pessoas se manifestam diante de um tema. Acho que é pra isso mesmo que expomos nossos pensamentos.

    Um beijo, querida, e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  10. O livre arbítrio existe. O problema é que as pessoas não querem respeitar os direitos dos outros.
    "Minha liberdade ou direito termina quando começa a do outros".
    É um tal de "venha a nós e ao vosso reino NADA".
    Isto é a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo que acontece, as pessoas reclamam seus direitos, reclamam respeito, mas se esquecem de que têm deveres também, e se esquecem de respeitar. Quem peca, quem trai, quem erra com o outro, não quer ser malhado, quer ser perdoado, mas quando é consigo mesmo, se acha no direito de malhar. É o "venha a nós"...

      Muito obrigada, Janice.

      beijos.

      Excluir
  11. "Por outro lado, eu suponho que quem malha Judas é Cristão. Ou não? Ou está lá só pela farra? Se for isso, é pior ainda!"

    Conheço muitos que fazem só por diversão, com um fundo cristão claro, pois isso faz parte da bíblia cristã, isso é ridículo, e a politica da violência está cada vez maior, nas novelas, nos filmes, nas séries, e o povo gosta, quanto mais quebrada a pessoas fica, quanto mais sangue mostra, mais a galera aplaude.

    Concordo com as traduções da bíblia, com certeza são feitas segundo interesses, até nisso a gente tem que tomar cuidado para não nos deixarmos manipular.

    E sim, a coisa é muito mais ampla e muito complexa, e não precisa desculpas, é só sua opinião =DD

    bj. ^^'

    ana karoline.

    ResponderExcluir
  12. Ana Karoline, isso que você disse é verdade. Me lembro que a TV transmitiu, em rede nacional, a reconstituição do crime da menina Isabella. O povo queria ver ao vivo como aquela criança foi jogada da janela pelo próprio pai. Imagino o sofrimento da famíla da menina sabendo que isso estava passando na TV. Aquilo deu muita audiência. E os programas dos Datenas da vida, como isso tem audiência!... E quando passamos por um acidente na estrada, nem sempre o trânsito está ruim por causa do acidente, mas pela fila de curiosos que querem ver se tem alguém grudado no asfalto.


    É, a coisa é bem ampla...! rs

    Um beijo, querida, e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Sempre achei interessante o ponto de vista dos que acreditam em deus e tudo mais. Principalmente o ponto de vista cristão que prega o mais complexo ato, até mais que a tal da salvação, que é o ato de perdoar. Mas o que mais me alegra é saber que exite você, uma pessoa que pensa e questiona e diz o sente. Para mim, aí está a essência divina.

    Maravilhoso texto!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Victor, as crenças são muitas, e muitas são as formas de crer. Para eu crer em algo, ou em alguém, preciso enxergar alguma coerência. No caso de pessoas, tem que haver coerência entre palavra e ação. Não incluo os sentimentos, pois estes não têm mesmo muita coerência ou lógica, mas palavra e ação têm que estar em acordo. O contrário disso se chama hipocrisia.

    Penso, logo falo, rs...

    Muitíssimo obrigada, Victor, por suas palavras e por sua presença sempre agradável.

    Uma abraço pra você.

    ResponderExcluir

Costumo responder aos comentários aqui no blog. Todas as opiniões são bem vindas, e importantes. Gosto de saber das pessoas o que pensam, o que sentem, o que gostam. Você que lê e prefere não se manifestar, quem sabe um dia volte para me dizer algo. Não tenho pressa, eu espero.

Divagar é preciso...